8 dicas de programação de inverno com as crianças

A queda nas temperaturas não impede que a diversão aconteça; veja o que fazer com os pequenos

dicas de programação de inverno com as crianças

A estação mais fria do ano é marcada também pela chegada das férias escolares. Ao menos durante o mês de julho, as crianças vão ficar em casa, longe das aulas e tarefas, e querem se divertir.

Para os pais, a tarefa de manter os pequenos entretidos pode ser um grande desafio, ainda mais nos dias de chuva ou muito frio. Como os passeios ao ar livre deixam de ser interessantes, é preciso pensar em alternativas.

Quem gosta de levar os filhos para a cozinha pode aproveitar para ensinar, por exemplo, como fazer um chocolate quente gourmet. No entanto, não é apenas na gastronomia que se encontra a diversão para eles. Veja o que fazer com as crianças no inverno.

1. Patins ou bicicleta


Apesar do frio, alguns dias de inverno são bastante ensolarados e permitem brincadeiras ao ar livre. Aproveite para levar os pequenos para andar de bicicleta ou patins em um parque da cidade ou na pracinha. Só não se esqueça dos aparelhos de proteção, como capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras.

Você também gosta do esporte? Acompanhe a criança em sua bicicleta ou patins e aproveite um momento pai/mãe e filho(a).

2. Caça ao tesouro


O clima não colaborou para um dia ao ar livre? A caça ao tesouro pode ser feita dentro da casa ou apartamento e vai despertar a curiosidade dos seus filhos. Pense em algo para ser escondido, pode ser um pacote de balas ou outro doce que a criança adora.

Depois, desenvolva o mapa e coloque o pequeno para ir em busca de seu tesouro. Para os pequenos, aposte em algo simples; para os maiores, vale incluir desafios.

3. Ensaio fotográfico


Essa programação pode ser de verdade ou uma brincadeira com os filhos. A estação é perfeita para fotos muito charmosas, mas, se quiser, também pode deixar que os filhos arrasem com uma boa câmera de celular.

O ensaio é profissional? Separe as roupas das crianças que têm tudo a ver com o inverno. Se for em casa, como diversão, deixe que elas escolham seus looks.

4. Pintura e desenhos


Tinta, giz de cera ou lápis de cor vão deixar as crianças encantadas nos dias mais frios. Elas nem vão notar o tempo passar. Disponibilize desenhos prontos, impressos do computador, ou uma folha em branco, para que usem a imaginação.

O único cuidado é ficar sempre por perto, para evitar a bagunça pela casa e riscos em locais indesejados. Inclusive, é super válido você também participar.

5. Cinema


Nas férias escolares é comum que os cinemas se programem para a exibição de mais filmes infantis. Reserve alguns dias para levar os pequenos e aproveitem para se distrair durante o filme.

Seu filho é muito pequeno ou não se sente muito à vontade no cinema? Faça uma sessão de filmes em casa. Com os aplicativos de streaming, opções não vão faltar.

6. Diversão na cozinha


Filhos maiores podem se interessar em ajudar os pais na cozinha, por isso, leve-os para o cômodo e crie um momento divertido. Ensine como preparar um bolo, a sobremesa preferida e até aquele chocolate quente inesquecível.

Para evitar acidentes, deixe que a criança assuma somente atividades mais simples, com objetos de plástico ou madeira, como mexer a massa ou despejar tudo no liquidificador. Forno e fogão ainda devem ficar sob responsabilidade do adulto.

7. Futebol


No campinho, nos fundos de casa ou em um local fechado, o futebol é um esporte ótimo para se aquecer e divertir. Vale formar um time com as outras crianças do bairro ou do prédio, ou aproveitar o momento apenas você e seu filho(a).

Apenas se lembrem de vestir roupas mais confortáveis, mas que mantenham a proteção contra o frio.

8. Momento da leitura


Dias chuvosos e mais preguiçosos podem incluir uma atividade mais leve, como a leitura. Reserve um momento do dia para uma contação de histórias, no qual a criança deve escolher um livro e narrar para você ou para os irmãos.

Depois, troque os narradores ao longo das páginas e inclua brincadeiras, como um “conte sua versão” do livro lido.
Postagem Anterior Próxima Postagem