Decoração afetiva - o que é e como implementar o estilo em casa

Decoração afetiva: o que é e como implementar o estilo em casa?

O estilo permite se sentir acolhido em seu lar e traz boas lembranças de situações vividas

Na hora de decorar sua casa é possível apostar em vários estilos, desde os mais modernos até aqueles com um toque retrô. O mais importante é se sentir bem e acolhido em seu lar.

Uma tendência que está em alta e tem sido bastante falada é a da decoração afetiva, que usa móveis de valor sentimental, como um conjunto de mesas e cadeiras herdado dos avós, para expressar o estilo. Quer saber mais sobre essa forma de decorar? Siga a leitura e confira as dicas.

O que é decoração afetiva

Um estilo decorativo que une bens de valor sentimental para os moradores da casa, colocando-os como parte do décor. O objetivo é tornar o lar um porto seguro, um lembrete de bons momentos. A casa ganha personalidade própria e passa a contar sua história, por meio das melhores lembranças de todos que ali vivem.

Além disso, também é possível trabalhar com aromas que remetem às boas memórias. Um perfume e mesmo um aromatizador de ambientes cumpre a função e consegue deixar o espaço com seu toque pessoal.

Como implementar em sua casa

Se você está pensando em aderir à decoração afetiva, veja o que pode fazer para deixar seu lar com este estilo.

Reaproveite móveis e objetos antigos

Móveis que estão há várias gerações na família podem fazer parte do décor de ambientes mais frequentados da casa. Seja uma vitrola ou uma máquina de costura antiga, com alguns reparos a mobília já ganha um toque especial.

Traga os itens para a sala da casa, deixe perto do sofá e, se for algo que ainda pode ser utilizado, como uma mesa, use sem medo.

Exponha seus objetos preferidos

Não são apenas coisas antigas que compõem o décor afetivo. Aqueles souvenires que você trouxe de suas viagens também cumprem bem a função e são perfeitos para os ambientes nos quais você passa mais tempo, como a sala e o quarto.

Para evitar muita bagunça, prefira deixá-los em prateleiras e nichos, mas nada impede que apareçam também sobre a escrivaninha ou mesa de cabeceira.

Aposte em cores que gosta

A decoração afetiva pode trabalhar com as cores das paredes da casa. O foco é deixar o imóvel transmitir o estilo do morador e trazer memórias positivas. Pode ser da infância, de uma viagem ou de qualquer outro momento especial.

Então, se a cor azul te lembra do mar e de uma viagem inesquecível para a praia, pode ser interessante tê-la no quarto ou em um espaço usado para relaxar. Até porque azul também representa serenidade, harmonia e espiritualidade.

Decore as paredes com fotografias

Fotos sempre terão algum valor sentimental e vão ajudar a relembrar situações. Por isso, no décor afetivo você pode apostar nelas sem medo. Invista nos porta-retratos, quadros com fotografias e painéis.

Vale, inclusive, tentar um faça você mesmo, montando sua própria moldura ou produzindo aqueles varais de fotos para pendurar próximo da sua cama.

Reserve um espaço para as louças antigas

Talvez você não tenha móveis antigos em casa, mas herdou muitas louças que passaram por outras gerações da família. Uma cristaleira, um vaso ou uma tigela. Não importa o que seja, deixe o objeto por perto e verá ele como tornará o espaço ainda mais aconchegante e repleto de boas memórias.

Se a louça tem leves avarias e não pode cumprir mais sua função original, aproveite para reutilizá-la como um vaso para suas plantas. Fica muito bonito e ainda tem um toque ecológico e funcional para a decoração.

Gostou das dicas para fazer o décor funcional? Como você percebeu, o que vale é deixar o espaço com seu estilo ao mesmo tempo em que o decora para ser acolhedor e aconchegante.