Como será minha menstruação no pós-parto?

A gravidez é um fenômeno complexo que envolve muitas transformações no corpo. É comum que as mulheres sintam dúvidas sobre como será o ciclo menstrual no pós-parto. Confira algumas informações para entender melhor esse contexto.

menstruação no pós-parto

A gravidez é um processo que envolve inúmeras mudanças no corpo feminino. Além da produção de alguns hormônios (como a prolactina, responsável pela produção do leite materno), o sistema imunológico é reforçado (o que reduz as chances de doenças como as reumáticas e articulares). Cabelos e unhas também ficam mais fortes e um olfato mais apurado em função da maior irrigação das mucosas.

Embora ocorra desde o início da espécie humana, a gravidez ainda é alvo de muitos tabus. Um deles se refere à volta da menstruação no puerpério — período após o parto, compreendido entre a saída da placenta e a primeira ovulação, no qual a mulher passa por mudanças físicas e psíquicas.

Após nove meses sem menstruar por causa da gravidez, é comum que as mulheres tenham dúvidas sobre como será a menstruação no pós-parto. Nesse contexto, segue sendo importante ter bons produtos como a calcinha absorvente para lidar com esse processo de maneira confortável.

Pós-parto


No puerpério, a menstruação varia se a mulher está amamentando ou não. Isso ocorre porque a amamentação provoca aumento muito intenso do hormônio prolactina, que não só produz o leite materno, mas também inibe a ovulação, o que acaba atrasando a primeira menstruação após a gravidez.

Entre o segundo ou terceiro dia até a terceira semana após o parto, é comum que ocorram sangramentos, porém eles não são considerados menstruação, pois não contêm nenhum óvulo e são originários da eliminação de estruturas que revestiam o útero e o restos da placenta (cientificamente chamados de “lóquios”).

Amamentação


Nesse contexto, se a mulher amamentar de forma contínua durante todos os dias nos seis meses após o parto, o comum é que ela não menstrua, o que torna esse período conhecido como "amenorreia lactacional”. Contudo, quando a amamentação deixa de ser exclusiva e o bebê passa a consumir alimentos sólidos ou é encerrada, a menstruação pode ocorrer.

Por outro lado, se a mulher não amamentar todos os dias, é comum que a menstruação volte após três meses após o parto. Em um primeiro momento, é comum que o ciclo menstrual seja irregular porque alterações hormonais ainda estão ocorrendo no corpo da mulher. Assim, a regra básica é: quanto mais tempo o bebê mamar, mais tempo vai demorar para ocorrer a primeira menstruação depois do parto.

Tipo de parto


Outra dúvida bastante comum entre as puérperas é: o tipo de parto influencia o tempo em que a primeira menstruação ocorre após o parto? Cientificamente, nada foi comprovado nesse sentido.

A conclusão dos cientistas até hoje é que o parto normal ou cesárea não influenciam quando a menstruação vai ocorrer no pós-parto. O fluxo menstrual pode ser diferente do que o que ocorria antes da gravidez, mas isso se relaciona às mudanças hormonais (e não ao tipo de parto).

Cuidados


No que se refere aos sangramentos, é importante que a mulher fique atenta à volta do ciclo menstrual. Se houver a presença de coágulos, mau cheiro ou a ocorrência de calafrios e febres, é recomendado que ela procure a sua ginecologista.

Quando a menstruação volta no pós-parto, é comum que ela fique irregular até os três primeiros meses. Se as irregularidades no fluxo se estenderem depois desses período, também é indicado procurar a sua médica para que ela faça uma avaliação e investigue melhor as causas desse processo.

Outro cuidado essencial é ter algum método contraceptivo mesmo se o leite materno for a alimentação exclusiva do bebê, pois é possível engravidar nas primeiras semanas após o parto.

É melhor que a ginecologista prescreva o melhor método, considerando como está a amamentação dela e se há alterações hormonais relevantes que influenciam esse processo. O mais comum é que as mulheres possam tomar anticoncepcional novamente a partir da sexta semana após o parto.
Postagem Anterior Próxima Postagem