Aspirador de pó_ como escolher o modelo mais prático

Aspirador de pó: como escolher o modelo mais prático?

Poder de sucção e potência são alguns dos fatores para considerar

Eficiência e praticidade na limpeza são fundamentais na hora da faxina. Sendo assim, o aspirador de pó é indispensável para a atividade. O aparelho é ótimo para quem pretende “aposentar” a vassoura e deixar a casa livre de sujeira, desde o chão até os cantinhos de mais difícil acesso.

Porém, para isso, é necessário que o aspirador de pó entregue tudo aquilo que você e a sua casa de fato precisam. E no mercado há muitos modelos, cada um com indicações diferentes.

Para ajudar você a optar pelo melhor aparelho, neste artigo falamos sobre os principais modelos e funcionalidades de aspiradores de pó. Confira!

Modelos de aspirador de pó

A seguir, veja mais informações sobre os principais tipos de aspirador de pó disponíveis e conheça suas principais recomendações.

Tradicional ou vertical

Atualmente, o aspirador de pó vertical é o mais popular do mercado. Este modelo possui um cabo alto que lembra uma vassoura e uma das suas principais vantagens é que não há necessidade de agachar para aspirar a casa, o que torna o processo mais confortável.

Outro ponto interessante é que grande parte desses modelos são do tipo 2 em 1, que também podem ser usados como um aspirador portátil. Para isso, basta separar a peça e usá-la para limpar cortinas, sofás, almofadas e outras superfícies, incluindo o interior de um automóvel.

De pó e de água

Como o próprio nome já diz, o aspirador de pó e de água tem potencial para limpar partículas líquidas e sólidas. As opções mais modernas conseguem aspirar as sujeiras mais pesadas do chão e até mesmo lama.

Esse aparelho tem o formato conhecido como carrinho — chamado de aspirador tradicional ou de mão — e possui muitas opções de acessórios. Além disso, ele é totalmente diferente dos aparelhos verticais: mais largo, mais baixo e muitos possuem rodinhas para facilitar o transporte.

No entanto, vale ressaltar que alguns fabricantes já estão apostando em aspiradores de pó e de água no modelo vertical.

Robô

Os aspiradores de pó do tipo robô vêm se popularizando e se tornaram o sonho de consumo das pessoas que não têm muito tempo para limpar a casa. Eles são super compactos e podem até não dar aquela faxina mais pesada, porém conseguem manter a casa limpa no cotidiano sem dificuldade.

O aspirador robô possui sensores que “acham” a sujeira e se livram de partículas menores, poeira e até mesmo pelos de animais em pisos, carpetes e tapetes. Bem prático, não é mesmo?

Poder de sucção e potência

Apesar de trabalharem juntas para absorver o máximo de sujeira da superfície, o poder de sucção e a potência de um aspirador de pó são coisas distintas.

O poder de sucção é a capacidade que o aparelho possui de sugar partículas leves ou mais pesadas, sejam elas líquidas ou sólidas. Já a potência está relacionada com a energia que é consumida durante o funcionamento do aparelho.

A potência pode ser usada como base para saber o que cada modelo consegue oferecer em relação à limpeza.

Modelos de até 100W

São indicados para poeira em pisos frios ou estofados, no caso de aspiradores de pó portáteis.

Modelos de 100W a 1.000W

Aspiradores de pó com potências neste intervalo são indicados para a limpeza do cotidiano de carpetes, tapetes e pisos.

Modelos de 1.000W a 2.000W

São os modelos que o mercado mais disponibiliza, conseguindo limpar com eficiência qualquer tipo de piso, carpete ou tapete. Suportam bem o trabalho com partículas mais pesadas e dão conta de limpar as frestas e cantos de mais difícil acesso.

Modelos de 2.000W ou potência superior

Normalmente esses modelos são indicados para limpeza profissional mais pesada e profunda.

Vale ressaltar que estamos falando de estimativas, sendo assim, a recomendação é buscar informações sobre a capacidade de sucção e limpeza do modelo escolhido, com o intuito de garantir que você adquira um aspirador de qualidade, que atenda perfeitamente às suas necessidades.