Os brinquedos que são adaptados para crianças com paralisia cerebral

O brincar é uma das mais importantes atividades no período da infância, independente de qual seja a idade da criança ou se ela possui algum tipo de lição.

Brinquedos adaptados

É através dos brinquedos que a criança poderá ir adquirindo, pouco a pouco, as mais diversas habilidades, além de aprender bastante a respeito do mundo e ainda saber como lidar da forma certa com as suas emoções.

E as crianças que apresentam algum tipo de deficiência e não conseguem independência para participar das brincadeiras que são comuns na época da infância, como elas podem obter os benefícios do brincar?

Hoje em dia, já existem muitos brinquedos que são adaptados para aquelas crianças que possuem paralisia cerebral, sendo então excelentes opções para elas conseguirem ter a oportunidade de desenvolvimento na infância.

E quais são esses brinquedos? Você verá a seguir!

Paralisia cerebral: O que é que acontece?


Antes de qualquer coisa, é importante saber mais a respeito da paralisia cerebral, ainda pouco conhecida por muitas pessoas.

A paralisia cerebral, em termos gerais, trata-se de incapacitações e também das alterações nos movimentos, na fala, na deglutição de alimentos e até mesmo na postura corporal que uma criança possui.

Essa paralisia pode ser ocasionada devido às malformações cerebrais ou ainda às lesões que ocorram no cérebro, o que pode acontecer ainda na gestação ou mesmo após a criança ter nascido.

A paralisia cerebral não possui cura, entretanto, com os cuidados necessários no dia a dia, com os estímulos certos e o tratamento mais adequado a ser realizado, é possível permitir à criança ter uma vida que seja bem mais funcional.

Ainda é importante ressaltar que cada caso é distinto do outro, então nem toda criança com paralisia cerebral apresenta as limitações e as dificuldades iguais a outra.

Os brinquedos que são adaptados para paralisia cerebral


A seguir, você verá alguns dos principais brinquedos que são adaptados para aquelas crianças que possuem algum tipo de paralisia cerebral.

Veja!

Brinquedos que desenvolvem o movimento de pinça


O movimento de pinça é bastante importante no desenvolvimento motor de uma pessoa, envolvendo diretamente a coordenação motora fina.

Com esse movimento, é possível que uma pessoa possa vir a realizar aqueles movimentos que são mais delicados e mais firmes com seus dedos.

Os brinquedos que ajudem as crianças a treinarem essa habilidade vão permitir que elas possam realizar algumas atividades com maior facilidade, como é o caso de conseguir amarrar os tênis sozinhas.

Alguns dos brinquedos que auxiliam no desenvolvimento desse movimento de pinça são o pega-varetas e o puxa-batatinha, apenas título de exemplo dos mais populares.

Brinquedos para desenvolver a coordenação motora


Outros tipos de brinquedos muito importantes são aqueles usados para o desenvolvimento da coordenação motora grossa, que está relacionada com a habilidade de estar movimentando as mãos e os braços.

Esse tipo de coordenação deve ser treinado com a criança para que ela alcance um desenvolvimento infantil de forma mais saudável.

As crianças que têm uma coordenação motora desenvolvida possuem uma facilidade muito maior para as atividades do dia a dia, tais como conseguirem se vestir ou ainda comerem sozinhas.

Alguns dos brinquedos que auxiliam a desenvolver essa coordenação são a lousa infantil, lousa infantil magnética, as bolas, os blocos surpresa, as pirâmides de argola e aqueles blocos para montar.

Brinquedos para desenvolver o equilíbrio


Outro ponto importante para crianças com paralisia cerebral é o desenvolvimento do equilíbrio corporal, o que envolve a capacidade de manter-se em posições e posturas específicas.

É desenvolvendo o equilíbrio que a criança poderá, então, começar a sustentar-se sozinha, sem o auxílio de terceiros.

Além disso, ele ainda proporcionará a capacidade de se caminhar, saltar e muito mais, o que é essencial para qualquer criança com paralisia.

Para desenvolver o equilíbrio, algumas dicas de brinquedos são os patins e as bicicletas, as cordas para pular e os carrinhos para empurrar, por exemplo.

Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo


Por último, é importante os brinquedos para o desenvolvimento cognitivo, o que ajuda a amadurecer o cérebro, ajudando assim a permitir à criança estar desenvolvendo o pensamento e a linguagem.

Isso vai permitir que elas possam ir bem nas escolas, interagirem melhor com as outras pessoas, além de expressarem bem as suas emoções.
Postagem Anterior Próxima Postagem