Importância da arte para o desenvolvimento infantil Aprenda a como estimular

Importância da arte para o desenvolvimento infantil: Aprenda a como estimular

A arte é muito importante para o desenvolvimento infantil e enganam-se aqueles que acreditam que falar em arte é apenas referir-se a uma disciplina vista pelas crianças na escola.

É preciso levar a arte para o dia a dia das crianças, para que assim elas possam desenvolver-se melhor, e isso passa por deixá-los pintar, aprender a tocar um instrumento, a desenhar e mesmo a fazer teatro.

Tudo isso é incrível para que seja possível ajudar os pequenos a desenvolverem as mais diversas habilidades, que eles irão utilizar em toda a sua vida.

Mas afinal, quais são os benefícios proporcionados pela arte para o desenvolvimento infantil e como estimular ela no dia a dia?

Alguns dos benefícios, entre os principais, são os seguintes:

  • Ajuda a criança a aprender diferentes disciplinas
  • Ajuda no desenvolvimento das mais diversas habilidades sociais e corporais
  • Ajuda a criança a expressar melhor suas emoções

Ajuda a criança a aprender diferentes disciplinas

Um dos principais benefícios proporcionados pela arte para o desenvolvimento infantil é ajudar a criança a aprender diferentes disciplinas.

Isso acontece porque a arte, seja por meio de um desenho, uma pintura ou mesmo tocando um instrumento musical, permite que as crianças estimulem a atenção.

Logo, essa atividade ajuda no treinamento da capacidade de manter o foco e reduz os riscos do desenvolvimento de transtornos de aprendizagem, de atenção e de concentração.

Aprender as letras de músicas, por exemplo, é uma ótima forma de ajudar a criança a estar exercitando a memória através da repetição dos versos, da mesma forma que acontece com as poesias.

Ajuda no desenvolvimento das mais diversas habilidades sociais e corporais

A arte é importante também para o desenvolvimento das habilidades sociais e corporais da criança.

É o caso da dança, uma forma de arte que além de permitir que o pequeno vai conseguir ter um maior domínio da expressão corporal, favorece também a autoconfiança dele.

As histórias ajudam as crianças, por outro lado, a vivenciar as mais diversas experiências, o que desenvolve habilidades como a empatia.

Em termos de habilidade corporal, a arte ajuda a trazer um maior equilíbrio e também uma noção de profundidade e de espaço.

Isso é possível através, por exemplo, da pintura que ajuda a exercitar o movimento para a pinça, e permite que a criança tenha maior autoconhecimento corporal.

Ajuda a criança a expressar melhor suas emoções

Há atividades artísticas que permitem que as crianças possam expressar melhor as suas emoções, visto que elas ajudam a ativar os mecanismos idênticos à meditação.

Isso significa que há a redução dos níveis do cortisol, o que significa reduzir o estresse e a ansiedade.

Elas também permitem aumentar os níveis de endorfina, um neurotransmissor que ajuda na redução das dores, tanto físicas quanto emocionais, gerando uma maior sensação de bem-estar.

A ocitocina, que também é um neurotransmissor, conhecido como o hormônio do amor, é também produzida em maior escala pelas atividades artísticas.

Algumas das práticas que podem ajudar a criança a se expressar melhor são pintar, fazer desenhos, dança e mesmo a dramatização de peças, ajudando também a aliviar as tensões.

Como é possível estimular a arte para o desenvolvimento infantil?

Entregue para a criança lápis e tintas

Uma dica para conseguir estimular a arte para a vida das crianças é dar a elas papel, lápis e tintas, para que elas possam fazer desenhos e pinturas de acordo com as emoções e a criatividade que tiverem.

Não se limite apenas a um pedaço de papel, você também poderá estimular seu filho com uma lousa infantil e até a versão magnética da lousa.

Se você optar pelas tintas também, sempre busque aquelas que não sejam tóxicas, principalmente se a criança for muito pequena.

Enquanto deixa ela desenvolver a criatividade, por que não colocar um pouco de música clássica para deixá-la mais calma e ajudar no desenvolvimento dos sentidos?

Massa de modelar é uma ótima opção

Uma dica para estimular a arte, o desenvolvimento motor e ainda promover uma maior aprendizagem é comprar massinhas ou mesmo slime para as crianças.

Por meio desses produtos, elas poderão estar dando formas de acordo com a criatividade e a imaginação, o que será ótimo para o desenvolvimento delas.

Histórias e poesias

Optar por histórias e poesias também é uma ótima forma de fazer com que as crianças passem a amar a escrita e hoje é possível encontrar um grande número de autores que trabalham voltados para os pequenos.

Além das poesias e das histórias de livros infantis, ainda é possível também apostar nos filmes, que trazem boas referências para elas.