Crianças hiperativas: Saiba quais são os brinquedos indicados para elas

As crianças hiperativas sempre precisam de alguns tipos de brinquedos específicos que as ajudem a manterem-se mais calmas, focadas apenas em uma atividade e menos agitadas.

Crianças hiperativas

É por isso que saber quais são os brinquedos mais indicados para elas que poderão ajudar no momento de presenteá-la, garantindo assim que vai ser possível elas conseguirem beneficiar-se com as vantagens deles.

A seguir, você vai conhecer, portanto, quais são os brinquedos que realmente são indicados para crianças hiperativas, de modo a não deixá-las mais agitadas e mantê-las concentradas no que estão fazendo.

Os Instrumentos musicais


O primeiro tipo de brinquedo mais indicado para crianças hiperativas são os instrumentos musicais, que a maior parte das crianças, de forma geral, adora e que ainda auxilia bastante no desenvolvimento na infância.

Por meio desse tipo de brinquedo é possível desenvolver a persistência, a disciplina, a coordenação motora grossa e a fina, bem como aumentar a capacidade de concentração.

As crianças hiperativas que aprendem a tocar um instrumento musical tendem a ficar muito mais calmas e concentradas no que estão fazendo.

O Spinner


Aqui vai uma segunda dica de brinquedo muito indicado para uma criança hiperativa: o spinner.

Esse é um brinquedo que era uma verdadeira “febre” até alguns anos atrás, sendo ele formado por três pontas que ao girarem em uma velocidade alta sobre os dedos funcionam como uma hélice

O brinquedo é um ótimo terapêutico para as crianças hiperativas, bem como para aquelas com algum grau de autismo ou as que sofrem com a ansiedade.

O efeito positivo do spinner para as crianças vem devido aos desenhos e aos visuais diversos que se formam quando o brinquedo é girado.

A Massinha e o slime


Aqui estão dois brinquedos com finalidades muito parecidas para crianças hiperativas: a de promover o relaxamento e reduzir a agitação.

Esse tipo de brinquedo permite que elas possam estar experimentando através da brincadeira com os materiais, ao se observar as cores principais, sentir a textura e se experimentar os sentidos, como tato e visão.

É por isso que é essencial presentear crianças hiperativas com esses brinquedos que ajudam a desenvolver as habilidades motoras e cognitivas dos pequenos.

Os livros são companheiros perfeitos


Não há dúvida de que uma das melhores opções para as crianças hiperativas é dar a elas livros, para que elas possam criar o hábito de ler, assim como desenvolver a melhor escrita e a fala.

Os livros ainda são importantes por auxiliarem no desenvolvimento da criatividade e da imaginação, que serão essenciais ao longo de toda a vida da criança, inclusive na fase adulta.

Por isso, é essencial sempre presentear os pequenos com livros infantis que os ajudem no desenvolvimento das habilidades.

Os Quebra-cabeça


Mais um ótimo brinquedo que pode fazer toda a diferença para qualquer criança hiperativa, visto que ele ajuda a relaxar, estimula e ainda auxilia a aliviar as tensões que a criança possui.

O jogo é muito importante para incentivar a formação de novas ligações no cérebro, fazendo com que os dois lados sejam então estimulados.

Algumas das habilidades desenvolvidas com um quebra-cabeça estão o raciocínio e a lógica, a coordenação motora fina, a coordenação mão-olho e ainda a criatividade.

A inteligência também é desafiada com esse tipo de jogo, por isso mesmo que ajuda muito aquelas crianças que sofrem com a hiperatividade.

O Jogo da Memória


Esse é um jogo clássico no mundo inteiro, seja entre crianças ou entre adultos, permitindo que todos divirtam-se e possam desenvolver diversas habilidades através dele.

Os participantes, no caso as crianças hiperativas, precisam virar pares iguais de uma figura a cada vez, para assim conseguirem ganhar.

Com isso, as crianças que participam do jogo precisam memorizar não só os desenhos, mas também as posições onde eles se encontram nas cartas.

O melhor é que é possível jogar ele apenas com uma pessoa, o que ajuda a estimular o seu filho, mesmo sozinho, a estar desenvolvendo a memorização, a coordenação motora final, a orientação especial e ainda o pensamento.

Todos os jogos vistos aqui, portanto, podem trazer benefícios imensos para todas as crianças hiperativas, por isso mesmo é muito importante, sempre que puder, presentear esses pequenos com todos esses brinquedos.

Lousa Infantil


O último item da lista é a lousa infantil, na qual seu filho poderá “colocar para fora” todo seu sentimento, através de desenhos e artes.

Além de conseguir desenhar, pintar e estimular sua criatividade, a lousa magnética infantil conseguirá também estimular a concentração do seu filho.
Postagem Anterior Próxima Postagem