quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

5 dicas essenciais para cuidar do bebê recém-nascido

Cuidar do seu bebê traz diversos aspectos importantes que devem ser considerados, principalmente para os novos pais.

Bebê sentada na grama com o ursinho

Muitos pais não sabem qual é a melhor alimentação, se precisam dar banho todo dia ou escovar os dentes de um recém-nascido.

Há muitas coisas que você precisa garantir para que o seu bebê receba toda a atenção. Por isso, hoje vamos dar 5 dicas importantes para manter em mente na hora de cuidar do seu recém-nascido:

1 – Alimentação


Decidir se vai amamentar ou dar a mamadeira para o seu bebê pode depender de uma decisão pessoal e também do que o médico recomenda.

No entanto, a amamentação segue sendo a melhor forma de alimentar o recém-nascido. Além disso, diversos benefícios podem ser obtidos com isso.

Não importa se está amamentando ou usando a fórmula, os bebês recém-nascidos devem ser alimentados a cada uma ou três horas, assim, comem de 8 a 12 vezes por dia.

2 - Não se esqueça da Higienização bucal


Muitos pais de primeira viagem esquecem da importância dos cuidados bucais para a criança e as dúvidas surgem principalmente por não saberem quando começar a escovar os dentes do bebê.

Enquanto a criança ainda não apresentar dentes, a higienização pode ser mantendo uma limpeza com uma toalha úmida nas gengivas.

Não se preocupe em procurar creme dental nessa fase, já que apenas a limpeza com a água deve ajudar.

Assim que os dentes começarem a surgir, novos cuidados podem ser necessários com a introdução de escova de dente, creme dental para uma limpeza mais profunda.

3 – Hora de dormir


A hora de dormir é muito importante para o bebê já que tem um efeito direto no crescimento físico e mental.

Por isso, os bebês recém-nascidos irão dormir entre 17 e 18 horas. Os pais precisam conhecer o ciclo do sono das crianças e entender que podem ser irregulares.

Bebês que tenham menos de um ano devem ser colocados para dormir de costas, sem cobertores, lençóis soltos ou brinquedos por perto.

Nunca coloque a criança para dormir com a barriga para baixo ou de lado, principalmente porque dormindo de costas, diminui-se os riscos de morte súbita infantil.

4 – Jeito certo de dar banho


Bebês recém-nascidos não vão precisar tomar banho todos os dias. Duas vezes ou três vezes durante a semana é o suficiente.

Os banhos devem ser realizados com uma esponja, sendo fundamental para o começo. O banho de banheira da criança só pode ser feito quando o cordão umbilical cair, evitando infecção.

Limpe todos os dias a criança ao redor da boca, virilha, pescoço, basicamente, qualquer lugar que esteja sujo e isso já vai ser o suficiente.


5 – Cuidados de pele com a criança


Os bebês recém-nascidos tem uma pele delicada e macia. Por conta disso, é importante utilizar produtos especializados para crianças.

Antes de comprar qualquer produto que tenha um bebê na embalagem, consulte o seu pediatra para obter recomendações.

Boa parte dos bebês apresenta erupções cutâneas de vez em quando e isso é super normal. No entanto, se houver febre ou irritação, procure um médico imediatamente.
Cupom de desconto workana de R$ 100,00

Sobre o Babyou Blog

babyouBlog destinado a divulgar, com linguagem simples, notícias e artigos relacionadas a crianças e mamães e gestantes, eventualmente publicaremos outros tipos de assuntos também.
Leia mais →



Assinar Newsletter

Insira o seu e-mail abaixo para receber conteúdo VIP atualizado, diretamente no seu e-mail.