segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Saúde bucal infantil, 4 dicas de como criar hábitos saudáveis na infância

Quando somos crianças necessitamos diretamente dos nossos pais para conseguirmos uma boa prática de saúde bucal. Justamente por isso é importante que os responsáveis saibam como criar e inserir hábitos saudáveis na rotina dos seus filhos. 

Saúde bucal infantil

Até mesmo a alimentação pode influenciar no crescimento e força do corpo e dentes das crianças, trazendo resultados para toda a vida.

Por esse motivo, neste artigo daremos quatro dicas de como criar hábitos saudáveis na infância.

1- Tenha uma boa higiene bucal


Desde crianças somos ensinados e familiarizados com o ato de escovar os dentes e, mesmo quando não conseguimos realizar sozinhos, os nossos pais faziam por nós.

Com o passar dos anos, já temos mais facilidade e autonomia para realizar essa atividade sem ajuda. Mesmo assim é importante que os pais estejam sempre de olho na maneira que a escovação tem sido realizada, de modo a garantir a escovação adequada.

A orientação é que a escova e a pasta de dente passem por todos os dentes em movimento circulares.

Após a escovação também é importante passar o fio dental para retirar os resíduos de comida entre os dentes; além de utilizar o enxaguante bucal, realizando um bochecho por um minuto.

Também é importante reforçar que, para que uma boa higienização bucal seja realizada, a escova correta deve ser escolhida.

Opte sempre por escovas com cerdas mais macias e com cabeças menores, para não machucar a boca dos pequenos.

Já para tornar o momento mais descontraído e cativar as crianças, existem escovas de personagens em quadrinhos para motivá-los a escovar os dentes.

A pasta de dentes também tem que ser muito bem escolhida, e a partir dos seis anos de idade as crianças já podem utilizar pasta de dente com flúor.

É importante estar atento durante toda a escovação para que as crianças não forcem demais a ponto de ferir as gengivas, ou se esforcem de menos a ponto de escovar os dentes de maneira falha.

2- Tenha uma boa alimentação


Doces e guloseimas são os principais vilões da saúde bucal, isso porque os doces possuem grande quantidade de açúcar, o que aumenta as possibilidades de cárie.

A cárie, além de gerar o mau hálito, pode ocasionar dores nos dentes e, com o passar do tempo, o pode até fazê-lo cair.

Por isso é imprescindível tomar medidas de prevenção, cuidando adequadamente da saúde dental.

Para solucionar esse problema, após a queda do dente, o mais indicado é recorrer ao uso de um implante dental para reparar os danos causados pela bactéria.

Para isso, é essencial contar com um profissional especializado, de modo a garantir a funcionalidade do implante.

Para a prevenção, aposte em verduras e legumes, pois eles são grandes aliados da saúde bucal para fortalecer o esmalte dos dentes.

Cenoura, batata, espinafre, beterraba e pepino possuem grandes vitaminas, além de ferro e zinco e são capazes de fortalecer toda a estrutura dos dentes.

Dessa maneira, fica muito mais difícil que infecções ou doenças atinjam a boca e os dentes.

Sabemos que crianças gostam de doces e não necessariamente ele deve ser extinto da vida da criança, mas é necessário realizar um bom controle para que o consumo não seja excessivo.

Procure trocar comidas adocicadas de maneira industrial por frutas como maçã, banana ou manga, que são mais saudáveis e ajudam na saúde do organismo.

Além disso, o morango possui uma grande capacidade de clarear os dentes, auxiliando no aspecto “branquinho” tão almejado por todos.

Vale destacar que para ampliar esse resultado, além dos alimentos que clareiam naturalmente, é possível recorrer aos procedimentos estéticos como o clareamento consultorio.

3- Realize visitas frequentes ao dentista


Neste momento de pandemia, visitas aos dentistas ficaram mais difíceis de serem realizadas, mas elas não devem ser anuladas - principalmente para as crianças.

Quando crianças possuímos medo do desconhecido, são justamente esses casos que fazem com que os pequenos tenham medo de ir ao dentista, por conta da dor ou dos sons dos procedimentos.

Porém, quando temos o costume de ir ao dentista desde criança, ou vemos nossos pais irem ao dentista acabamos nos desvinculando deste medo.

Em casos mais específicos, em que os pais já repararam que a criança desencadeou algum trauma, é importante conversar com o dentista para que a consulta seja realizada de maneira descontraída.

Buscar um odontologista voltado para o atendimento infantil pode auxiliar nesse ponto. Somente dessa forma a criança se sentirá confortável em uma clínica odontológica.

Por menor que seja o procedimento que irá realizar, se você puder levar o seu filho na consulta demonstrará a importância da prática e que não há riscos em realizar as consultas, criando esse hábito para a criança.

Assim, na fase adulta, ela conseguirá fazer desde um tratamento com a colocação de lente de contato dente até uma profilaxia com o “temido motorzinho”, aprimorando o cuidado e estética dos dentes.

4- Realize a escovação após cada refeição


O hábito de escovação deve ser intensificado desde a infância, pois com o passar dos anos ela se torna uma ação mais prática.

Justamente por isso, é importante realizar a escovação após cada refeição desde a infância.

Dessa forma, cáries, tártaro, gengivite e periodontite dificilmente ocorrerão.

Mesmo com todos os cuidados, podem ocorrer imprevistos. Assim, caso alguma dessas inflamações venha a acontecer futuramente, não se preocupe, o principal é recorrer a um especialista para tratar da melhor forma a inflamação.

Por exemplo, atualmente já é possível colocar prótese sobre implante dentário de forma mais prática, o que pode ser uma grande solução para sua arcada dentária.

Seguindo todas essas dicas você conseguirá ter uma saúde bucal excelente, além de evitar grandes problemas no futuro, como dores ou incômodos ao sorrir.

Não se esqueça que o seu sorriso é o seu cartão de visitas e sorrir é extremamente importante para manter uma vida saudável e o bem-estar.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Vue Odonto.
Cupom de desconto workana de R$ 100,00

Sobre o Babyou Blog

babyouBlog destinado a divulgar, com linguagem simples, notícias e artigos relacionadas a crianças e mamães e gestantes, eventualmente publicaremos outros tipos de assuntos também.
Leia mais →



Assinar Newsletter

Insira o seu e-mail abaixo para receber conteúdo VIP atualizado, diretamente no seu e-mail.