sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Meu filho nasceu e agora como encontrar a melhor babá?

Como encontrar a melhor babá? Quem é mamãe ou papai de primeira viagem geralmente vai se deparar com este tipo de pergunta. Afinal de contas quase se trata dos nossos filhos, zelo nunca é demais.

Babá cuidando da menininha

Alguns até mesmo apostam em livros sobre o assunto, curso de primeiros socorros, ou até mesmo contratam algum tipo de coach. Seja como for a dúvida normalmente persiste.

Como encontrar a melhor babá?


Definitivamente existem algumas atitudes que você pode tomar para ter certeza que está investindo da maneira correta na pessoa correta. Mas é preciso entender também alguma hora você precisa ceder.

Seja como for queremos listar para você algumas dicas e instruções essenciais para você fazer a melhor escolha possível. Vamos conferir?

1 - Saiba o que você realmente precisa


Para escolher a babá correta é sempre preciso entender suas reais necessidades. Você quer alguém para em situações esporádicas ficar com seus filhos? Ou então deseja alguém para fazer companhia em período integral?

Vamos lá, se você quer alguém para ficar algumas horas enquanto você precisa ir até um evento específico, ou até mesmo ter um momento romântico com seu cônjuge, tudo fica mais fácil.

Basta pegar algumas referências, tomar os devidos cuidados e então aproveitar os serviços.

Mas se você precisa de alguém para levar e buscar as crianças da escola, dar as refeições, a prioridade é completamente diferente.

Antes de iniciar a busca entenda exatamente o tipo de serviço que você vai requerer do profissional. Depois de definido tudo fica muito mais fácil.

2 - Busque referências


Um dos melhores jeitos de conseguir resultados reais é ir atrás de quem já precisou de uma babá do jeito que você precisa. Assim você vai se arriscar menos, afinal de contas não estará indo atrás de alguém desconhecido.

Ao encontrar com a pessoa peça ainda mais referências de outro pai ou mãe que tenha utilizado os serviços da babá. Muitos terão prazer em recomendá-la, quando disserem que há algo errado realmente valerá a pena investigar.

Alguns locais mais povoados e privilegiados irão entregar a possibilidade de você contratar agências especializadas. Ou seja, uma empresa focada exatamente no ramo das cuidadoras e babás irá disponibilizar alguém para o serviço.

Você terá mais garantias, pois as seleções são feitas de maneira muito meticulosa. Além de poder reclamar para alguém caso exista um problema ou mesmo pedir a troca de profissionais caso tenha alguma desconfiança.

3 - Tente aplicativos


A informática está cada vez mais envolvida no nosso cotidiano. Muitos de nós não saberia simplesmente viver sem uma comunicação rápida e direta como o Whatsapp ou mesmo uma locomoção barata e confortável como o Uber.

Lógico que a tecnologia iria permitir algo como encontrar a melhor babá. Depende somente do tempo e de pessoas com mentes empreendedoras.

Neste caso podemos dizer que já existem alguns aplicativos focados nesta área. Você pode então contratar uma babá de acordo com as suas capacitações, recomendações e avaliações na plataforma.

O bom é que você terá uma base de pessoas que podem atestar, ou desaprovar, a pessoa que você vai escolher. Ninguém simplesmente irá avaliar mal alguém que possui um bom comportamento. Ainda que o faça terão outros para corrigir. E o mesmo vale para o contrário.

4 - Faça perguntas relevantes


Um dos pontos principais para você confirmar quem será a responsável por seus filhos é também fazer sua própria entrevista. Se o trabalho será fixo e você precisa de alguém que possa te deixar tranquilo, investigue, entreviste, faça o necessário.

Peça antes de mais nada uma ficha de antecedentes criminais. Isto muitas vezes já pode descartar a pessoa.

Faça perguntas que sejam realmente ligadas a assuntos cruciais para suas necessidades. Como por exemplo:

  • Você tem conhecimentos básicos ou fez algum curso de primeiros socorros?
  •  Por que você escolheu trabalhar com crianças?
  •  (se a pessoa tinha um outro trabalho) Por que você saiu do outro trabalho?
  •  Você está em busca de um outro emprego ultimamente?
  •  Quanto tempo você já trabalhou cuidando de crianças?
  •  Você tem algum tipo de certificação de cursos para cuidar de crianças?

Cada uma dessas perguntas então irá te trazer um quadro bastante relevante sobre a possibilidade de contratação.

Digamos por exemplo que a pessoa esteja buscando um emprego em outra área. É possível que ela abandone os serviços para agarrar uma oportunidade, e quem sairá com problemas é você.

5 - Se decida


Assim que ver que a pessoa está cumprindo seus requisitos básicos e tem destaque das outras, está na hora de começar a confiança. Ela é uma via de mão dupla.

Saber como encontrar a melhor babá é uma coisa, conseguir deixar ela sozinho com seus filhos é outra. Claro, sempre há riscos, mas é normal se sentir ameaçado mesmo quando tudo aponta para o contrário.

Decisão é algo necessário para começar.

Considerações finais


Há algumas atitudes que precisam ser tomadas mesmo quando você já se sente confortável com a pessoa. Acredite ou não, mas também podemos ser enganados.

Então sempre que possível é importante fazer o seu melhor para conversar com seus filhos e perguntar o que eles acham da profissional.

Claro, sempre faça este tipo de pergunta e conversa longe da pessoa. De preferência em um horário em que ela não esteja presente.

Algumas pessoas escolhem até mesmo a possibilidade de colocar câmeras escondidas para monitorar o dia a dia e comportamento.

Ensine para seus filhos o que pode ou não ser feito pela pessoa. Diga que você vai proteger, e que não devem ter medo de ameaças.

Se necessário peça para algum vizinho até mesmo tentar observar a situação.

Acredite você ou não, mas a maioria das pessoas também pode se sentir envolvida na situação. E claro, sempre que possível esteja presente e observe o comportamento e interação.

Com o tempo você estará confortável com o quadro geral.

No mais acho que é só, espero que você já saiba como encontrar a melhor babá. Mas se ainda ficou alguma dúvida estamos aqui para ajudar.

Basta fazer suas perguntas na sessão de comentários abaixo e responderemos assim que possível.
Cupom de desconto workana de R$ 100,00

Sobre o Babyou Blog

babyouBlog destinado a divulgar, com linguagem simples, notícias e artigos relacionadas a crianças e mamães e gestantes, eventualmente publicaremos outros tipos de assuntos também.
Leia mais →



Assinar Newsletter

Insira o seu e-mail abaixo para receber conteúdo VIP atualizado, diretamente no seu e-mail.