quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Caminhada na praia: como aproveitar os benefícios nas férias

Se você gosta de caminhar, por que não aproveitar todos os benefícios dessa atividade física? E se você vai tirar férias em um local de praia, que tal praticar caminhada todos os dias?

Seja uma caminhada mais lenta ou mais rápida, qualquer pessoa pode fazer e mesmo que você não tenha praia perto, pode praticar em qualquer outro lugar, não importa qual hora do dia e não importa qual época do ano.

Além disso, basta 30 minutos por dia, onde praticamente todo mundo pode praticar sem nenhum risco.

Caminhada na praia

Uma outra vantagem da caminhada é que se trata de uma atividade que protege as articulações, sendo indicada para jovens, idosos, pessoas mais sedentárias, com sobrepeso...

Se você ainda está em dúvida se deve ou não dar uma caminhada na praia, pois tem receio de sobrecarregar seu joelho ou sofrer alguma lesão, separamos aqui os principais benefícios e você verá que é uma das melhores atividades físicas.

Os benefícios da caminhada na praia


Saiba que a caminhada não só beneficia a sua saúde física, mas principalmente sua saúde mental.

Isso porque ajuda a aliviar o estresse, as tensões do dia a dia, a ansiedade, enfim, purifica a mente. E já imaginou caminhar olhando para o mar, vendo aquela vista maravilhosa?

Já pelo lado da sua saúde física, é um tipo de exercício que traz muitos benefícios:

  • Tonifica todos os músculos do corpo;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Melhora o ritmo cardíaco;
  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Reduz a pressão arterial e o colesterol;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose;
  • Melhora a função respiratória;
  • Previne o diabetes, pois reduz a taxa de açúcar no sangue;
  • Melhora o humor.

Só que você só vai aproveitar tudo isso se mantiver uma regularidade, de preferência fazendo uma caminhada durante 30 a 40 minutos pelos menos 5 vezes por semana.

Agora, se por um acaso você more em uma região que não tenha praia, isso não significa que também não pode aproveitar.

E caso esteja planejando suas férias em um local de praia, é mais uma oportunidade para se movimentar e desfrutar de todos esses benefícios.


Como praticar a caminhada na praia para aproveitar esses benefícios?


Agora que você já viu quais os principais benefícios da caminhada para a sua saúde física e mental, é importante saber como praticar.

Em primeiro lugar, ter um bom par de tênis. E o que seria um bom par de tênis?

Seriam sapatos confortáveis, de forma que sejam adaptados à forma de seus pés. Assim, você poderá fazer longas caminhadas sem sentir nenhum desconforto.

Caso contrário, pode forçar mais seu joelho, por exemplo. E o que seria um momento de prazer, pode se tornar um sério problema.

Se por um acaso você sentir qualquer dor ou desconforto no joelho, o melhor é parar a caminhada para não piorar. Caso a dor seja persistente, a dica é investigar o que pode estar causando essa dor.

Nesse caso específico, vale a pena consultar um médico ortopedista especialista em joelho, inclusive ele pode te orientar quanto à maneira mais indicada de caminhar.

Você também deve escolher roupas leves, de preferência que possam suportar as variações do tempo. E não se esqueça da garrafinha de água e protetor solar.

Agora, e talvez o mais importante, é adotar uma boa postura, ou seja, cabeça reta, coluna reta, mantendo os ombros e braços relaxados.

O ideal é não inclinar nem para frente nem para trás, caminhe no seu ritmo, respirando regularmente e olhando sempre para frente.

Qualquer pessoa pode fazer?


Esse é o grande diferencial da caminhada: não existe idade! Desde jovens até idosos podem fazer e é um tipo de exercício físico sem perigo de riscos e lesões.

Isso porque é uma atividade de baixo impacto, muito menos agressiva para suas articulações, joelho, coluna, etc.

E diante de todos os benefícios descritos acima, a caminhada é ideal para quem quer conservar sua saúde física, mas também psicológica.

É um exercício fácil de praticar, sem causar qualquer tipo de traumatismo em seu corpo, o que melhora muito sua qualidade de vida.

Enfim, não existe qualquer contraindicação, mas sempre é uma boa ideia conversar com seu médico antes, principalmente se tem alguma doença crônica.

O mais importante aqui é se exercitar e a caminhada na praia pode ser um ótimo começo!

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