quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Os melhores tipos de pisos para crianças brincarem

Decorar um quarto infantil certamente é um dos momentos mais divertidos quando vamos construir ou reformar um imóvel. Mas, além de pensar em móveis, cores de parede e objetos decorativos, é essencial escolher um piso adequado. Isso porque, ele será o responsável por promover conforto térmico, aconchego, saúde e segurança para o pequeno. Independente da idade de sua idade, seja recém-nascido, planejado ou já esteja um pouco maior, o piso possui benefícios para todas as épocas.

pisos-crianças-brincarem

Atualmente, o Brasil possui um alto índice de doenças como dermatite, asma e rinite, que são causadas devido ao acúmulo de pó e ácaros. Portanto, encontrar revestimentos adequados não é apenas comprar o mais bonito, mas sim levar em consideração os fatores citados anteriormente.

Caso deseje reformar seu imóvel alugado, é importante verificar essa possibilidade com a imobiliária. Agora, se estiver à procura, é importante deixar claro que você deseja encontrar uma casa ou apartamento com o piso adequado, ou que seja possível realizar esse tipo de modificação. Com tanta experiência no mercado, a imobiliária irá encontrar o local ideal para você criar seu pequeno com toda a segurança possível.

Portanto, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre cada tipo de piso recomendado para quartos infantis para que você possa escolher o mais adequado para você e seu pequeno.

Planejamento


Bom, antes de escolher o tipo de piso que seu pequeno vai dar os primeiros passos e se desenvolver, é preciso criar um planejamento. Isso porque, quando você não coloca limites é muito provável que seu orçamento estoure e se torne uma bola de neve. Portanto pesquise valores, benefícios e características de cada um (com a ajuda do post de hoje) para compreender o que melhor irá atender suas necessidades, gostos e orçamento. Lembre-se de colocar na ponta do lápis todos os seus gastos e lembrar que em reformas sempre surgem novos itens, sendo assim, é importante estar preparado.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de revestimento


Agora vamos falar sobre os prós e contras de cada tipo de revestimento para que você possa escolher a melhor opção avaliando a composição visual, custo-benefício e segurança do pequeno.

Revestimento vinílico


Esse tipo de piso é constituído de camadas de PVC, sendo de fácil manutenção, aplicação, e fazendo menos sujeira quando comparado com os demais. A limpeza também é mais fácil, exigindo apenas vassouras com cerdas macias e rodos com panos úmidos. Com um tratamento bactericida, esse piso é uma das opções mais indicadas por profissionais da área, quando falamos de quarto infantil. Possui diversas cores e padronagens disponíveis, sendo muito versátil e contribuindo muito para a decoração do ambiente. Além disso, ele é antiderrapante causando menos tombos e choradeira nos pequenos.

Laminado de alta pressão ou resistência


A principal diferença entre esses dois modelos é a maneira como são instalados. O primeiro é colado diretamente no contrapiso por meio de um adesivo de contato. Já o segundo é fixado com encaixes, sem precisar ter contato direto com a base. Os dois são resistentes aos riscos e manchas (o que é uma ótima característica, visto que as crianças podem ser bem criativas quando querem). Além disso, eles são fáceis de limpar e antialérgicos, possuindo um ótimo custo-benefício.

Madeira


A madeira maciça, que se transforma em assoalhos de tacos ou tábuas são mais simples de limpar, além de promoverem conforto térmico e deixar o ambiente mais confortável. Contudo, é importante ficar atento, visto que esse tipo de piso pode riscar facilmente, sendo indicado optar pelos pisos laminados.

Cerâmica e porcelanato


Ainda que sejam diferentes entre si, eles possuem uma característica em comum: são pisos frios para casas ou apartamentos com crianças. Por mais que sejam resistentes e de fácil manutenção, eles não contribuem para a saúde dos pequenos, visto que eles costumam ficar bastante tempo no chão. Além disso, não são indicados para aqueles que residem em cidades com inverno mais rigoroso.

Carpete


Não instale o carpete em quartos infantis, visto que esse tipo acumula muita poeira, ácaros e mofo, além de ser menos resistente à umidade.

EVA


Tatames feitos com esse tipo de material (parecido com a borracha) são ideais para espaços voltados para brincadeiras. Assim, mesmo se o piso for considerado frio, os pequenos podem brincar livremente e de forma segura. Contudo, ele não é recomendado para aplicar no quarto todo, visto que possui baixa durabilidade.

Piso de poliuretano


Conhecido como piso de resina, mas na verdade é composto por poliuretano, que nada mais é do que uma resina autonivelante aplicada por cima de outros pisos, como concreto e madeira. Ele torna o piso resistente e higiênico, visto que não possui juntas e ainda conta com proteção térmica e acústica.

Bom, agora que você já sabe sobre cada um dos revestimentos, consegue escolher o mais adequado para o quarto de seu pequeno, levando em conta sua saúde e segurança.
Cupom de desconto workana de R$ 100,00

Sobre o Babyou Blog

babyouBlog destinado a divulgar, com linguagem simples, notícias e artigos relacionadas a crianças e mamães e gestantes, eventualmente publicaremos outros tipos de assuntos também.
Leia mais →



Assinar Newsletter

Insira o seu e-mail abaixo para receber conteúdo VIP atualizado, diretamente no seu e-mail.