quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Odontopediatria e a sua importância na saúde da criança

Desde os primeiros meses de gestação, é muito comum que as mães já se preocupem com diversos pontos. A escolha do nome, o colégio ideal, qual será o tipo de alimentação aceitam, entre outros fatores. 

Odontopediatria

Contudo, muitos responsáveis não se preocupam com um dos pontos cruciais para a criança: a saúde bucal.

Infelizmente, a primeira consulta com um dentista na maior parte das vezes acontece apenas na adolescência, ou então, quando há algum tipo de trauma como um dente quebrado ou um caso avançado de cárie.

Porém, a odontopediatria serve para que haja uma prevenção de doenças e complicações na vida adulta.

Neste artigo vamos te falar um pouco mais sobre a importância dessa especialidade. Continue a leitura! 

Conhecendo a odontopediatria e sua importância


A odontopediatria é a área responsável pelos cuidados da saúde bucal das crianças. Estes especialistas são essenciais para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos.

Dessa forma, doenças bucais poderão ser evitadas caso diagnosticadas na infância. Eles são os responsáveis por cuidar dos dentes primários e também dos permanentes.

Vale ressaltar que a ida ao dentista desde os primeiros meses de vida evita que futuramente essa criança tenha algum tipo de odontofobia.

Afinal, grande parte da população entra em pânico só de imaginar o som do aparelho utilizado para a aplicação de uma lente de contato dental.

O ideal é que a primeira consulta aconteça logo quando os primeiros dentes começarem a surgir. Quanto mais cedo você levar o seu bebê para o dentista, mais bem preparado você estará para cuidar da saúde do seu filho.

Qual a importância de se consultar com um dentista logo nos primeiros meses de vida?


A saúde bucal requer cuidados logo nos primeiros meses de vida. Afinal, a região bucal pode ser porta de entrada para diversas doenças e, infelizmente, nem as crianças estão à salvo.

Mesmo que os dentes permanentes ainda não tenham nascido, é essencial ter alguns cuidados como a higienização correta dos dentes de leite e gengiva para que não haja acúmulo de alimentos.

Dessa forma, você estará evitando que a sua criança desenvolva a tão temida cárie. E o pior, caso a criança já tenha trocado a sua dentição, estas doenças podem ser irreparáveis e, futuramente, precisarão realizar procedimentos como implantes dentários.

Outro problema recorrente na infância pode ser o bruxismo, um hábito de cerrar os dentes de forma involuntária.

A maior parte das causas é devido a instabilidades emocionais e pode ser diagnosticada por profissionais, inclusive por um odontopediatra.

É exatamente por isso que você deve levar a criança ao dentista regularmente desde muito jovem.

Dessa forma, em casos como este, você estará prevenindo que o seu bebê desenvolva doenças e não seja necessário esperar os dentes permanentes crescerem para inserirem lente nos dentes desgastados.

Descubra quais são os cuidados essenciais a serem tomados


Existem alguns cuidados a serem tomados a fim de potencializar o trabalho de um odontopediatra. Por isso, separamos uma lista com as principais atitudes a serem tomadas: 

Cuide da alimentação da criança


Os alimentos ingeridos por uma criança podem afetar diretamente sua saúde bucal.

Sabemos que na introdução alimentar muitas famílias acabam cedendo e oferecem guloseimas e lanches industrializados.

Contudo, além do risco de desenvolver doenças como a obesidade, o excesso de carboidratos e açúcares pode fazer com que doenças como a cárie e gengivite sejam desenvolvidas.

Preze por alimentos naturais e ricos em nutrientes como frutas, legumes e verduras. 

Incentive uma boa higienização


Outro cuidado essencial a se ter desde muito cedo é a higienização bucal. Essa é uma tarefa que está na rotina de todos os adultos, contudo, precisa ser reforçada diariamente.

Caso o bebê ainda não possua dentes, utilize uma gaze umedecida com água e passe na gengiva do bebê para que não fique nenhum resquício de alimento.

Conforme os dentinhos forem crescendo, compre uma escova macia e um creme dental.

Ensine de forma lúdica e divertida a como escovar os dentes de maneira correta, qual a posição da escova e quanto tempo correto da escovação. 

Fique de olho


Quando os primeiros dentes permanentes começarem a nascer, é preciso fazer uma avaliação com um profissional e se certificar que todos os dentes crescem fortes e saudáveis.

É também nessa etapa que muitas crianças começam a cuidar da mordida cruzada ou de outros problemas como diastemas.

Neste caso, a melhor opção é a utilização de aparelho dental transparente, uma vez que nesta idade muitas crianças se incomodam com a sua aparência e têm resistência a muitos procedimentos.

Para finalizar, lembre-se sempre que o odontopediatra não existe por acaso. Visitar um consultório odontológico logo nos primeiros meses de vida é essencial para que futuros problemas sejam evitados.

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto
Cupom de desconto workana de R$ 100,00

Sobre o Babyou Blog

babyouBlog destinado a divulgar, com linguagem simples, notícias e artigos relacionadas a crianças e mamães e gestantes, eventualmente publicaremos outros tipos de assuntos também.
Leia mais →



Assinar Newsletter

Insira o seu e-mail abaixo para receber conteúdo VIP atualizado, diretamente no seu e-mail.