O que fazer quando se perde um dente

O que fazer quando se perde um dente?

Cair de bicicleta, escorregar ou receber algum impacto muito forte no rosto, como um soco, ou uma bolada, podem levar a perda dos dentes, mas o que fazer quando isso acontece?    

Para muitos a melhor solução seria um implante dentário, porém, essa não é a única opção. Isso porque há casos em que mesmo que o dente tenha sofrido um trauma, não há necessidade de utilizar o implante, como é explicado logo abaixo.

Situações que podem levar a perda de um dente

Imagine a seguinte cena, você está jogando futebol com seus amigos e acidentalmente, recebe um chute na boca na hora de fazer uma jogada ou estava andado pela rua e escorregue na calçada caindo com o resto diretamente no chão.

Por mais que pareçam situações difíceis de acontecer, elas são mais comuns do que se pensam e quando isso acontece, dá-se o nome de “traumatismo dentário”, que é quando os dentes são expostos a qualquer tipo de ação que possa prejudica-los.

Dentro dessa categoria, quebrar ou perder um dente é bastante comum na infância e adolescência, podendo acontecer durante momentos de brincadeira e diversão ou praticando esportes, seja dentro de casa ou na escola.

Um estudo realizado pelo Serviço Especializado no Atendimento a Traumatismos Dentários da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP realizou mais de 800 procedimentos relacionados ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de traumatismos e somente no ano passado.

Porém, isso não acontece apenas com crianças, por isso merece a devida atenção, afinal, a perda de um dente por traumatismo é uma experiência desagradável.

Além do traumatismo, outras situações como a presença de doença periodontal, que é quando acontece um processo infeccioso e inflamatório, prejudicando a raiz do dente, que podem surgir por causa do acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Perdi um dente, e agora?

Diante da possibilidade de ter lesionado a boca e assim perdeu um ou mais dente, a primeira ação a se fazer é a de procurar um pronto socorro ou dentista, porque dependendo do tipo de lesão, pode ser necessário a presença de outros profissionais.

Há também casos que merecem atenção, como quando corre uma avulsão– que é quando o dente sai por inteiro da sua posição natural. Nesses casos, se o paciente levar o dente imediatamente ao profissional, tem a possibilidade de um reimplante.

Porém, há uma série de passos que precisa seguir, como o de higienizar o dente, mas em ensaboá-lo, apenas com água corrente, e há também quem diga que quando criança, se colocar o dente em um copo de leite ou soro, ajudar a conservá-lo.

Mas é extremamente necessário que isso aconteça rápido, já que existem chances de que o atraso impossibilite ou diminua o sucesso do reimplante.

De qualquer forma, é imprescindível que não deixe de ir ao dentista ou pronto socorro, quanto mais demorar após a perda de um dente, pior pode fica a situação.

Não há dicas para se prevenir esse tipo de acontecimento, uma vez que pode acontecer com qualquer um, sem escolher hora ou local.

Porém, só não pode deixar de buscar por ajuda profissional assim que ocorrer o traumatismo, que quanto antes for tratado, melhor é o resultado do tratamento.