sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Como o aleitamento materno ajuda na saúde bucal de seu bebê?

A amamentação é considerada um momento especial entre mãe e filho, principalmente porque a atenção da mãe está totalmente voltada para o bebê. Mas, além de fortalecer a relação, esse ato também é essencial para a saúde da criança. 


aleitamento materno


Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade infantil entre crianças de até cinco anos de idade, além de diminuir os riscos de desenvolver problemas, como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Esses benefícios já são amplamente conhecidos pelo público, entretanto, muitas mães não sabem que o leite e o ato de amamentar são fatores poderosos também para a saúde bucal das crianças.

Continue lendo para saber os benefícios que fazem da amamentação uma importante aliada para o desenvolvimento oral infantil!

Os benefícios da amamentação para a saúde bucal infantil


Fortalecimento da musculatura bucal


A amamentação feita no seio da mãe funciona como ginástica facial, pois trabalha a musculatura da língua, bochecha e lábios. Além disso, o exercício de sugar e engolir o leite estimula os ossos e os dentes a crescerem corretamente, de forma harmoniosa.

Tudo isso torna a amamentação um fator crucial para o desenvolvimento do rosto das crianças. Seus benefícios, inclusive, podem ser vistos em idades mais avançadas, pois a formação correta da arcada dentária diminui os riscos de problemas ortodônticos. 

Auxílio no desenvolvimento fonético


O ato de nos comunicarmos e, principalmente, a pronúncia das palavras é algo que desenvolvemos aos poucos ao longo da nossa infância.

No entanto, o posicionamento da língua influencia diretamente na nossa dicção. O aleitamento ajuda nesse sentido, pois o bebê precisa aprender a posicionar a língua enquanto mama a fim de sugar o leite.

Além disso, a posição do nosso queixo também influencia diretamente na reprodução de sons. O que acontece é que essa parte do nosso rosto nasce um pouco para trás em relação a sua posição ideal.

O ato de mamar ajuda a projetar o queixo para frente e, assim, a deixá-lo na posição correta para a fala.

Previne a respiração bucal


Uma das coisas que mais prejudicam a nossa saúde bucal é quando respiramos pela boca ao invés do nariz. Isso porque, a respiração bucal deixa a boca seca, o que estimula o surgimento de cáries e inflamações gengivais.

Podemos evitar, ainda na infância, que isso aconteça com o aleitamento materno. Como dito anteriormente, é nesse momento que o bebê aprende a posicionar corretamente a língua, permitindo com que ele respire simultaneamente pelo nariz enquanto mama.

Esse fator, atrelado ao bom desenvolvimento da estrutura óssea do maxilar, impede que o caminho pelo qual o ar passa se feche, facilitando a respiração nasal.

Fortalece os dentes


O leite, ainda que industrializado, é rico em cálcio e Vitamina D. Esses e outros minerais presentes no leite são importantíssimos para o fortalecimento e conservação dos dentes.

Outro benefício do leite materno é que ele cria uma película protetora em volta dos dentes da criança, evitando a formação de placas bacterianas.

Cuidados com os dentes infantis


Evite o uso da mamadeira


Muitas vezes, a amamentação no seio não é possível, entretanto, o uso da mamadeira prejudica a fala, a formação da dentição e estimula a respiração bucal.

Nesses casos, dê preferência a outros métodos, como o uso de um copinho pequeno. Com o uso dele, o bebê continuará a movimentar a língua para chegar ao leite, assim como ele faria para sugar o leite do seio.

Se atente a higiene bucal do seu filho


O aleitamento deve vir acompanhado de cuidados com a higiene bucal da criança.

Esse hábito deve começar antes do nascimento do primeiros dentes de leite. É recomendado que após a amamentação a boca do bebê seja higienizada com o auxílio de uma gaze ou fralda.

O responsável irá massagear a gengiva, o lábio e língua para evitar que o leite se acumule. A higienização também pode ser feita com o auxílio de uma dedeira de silicone.

Após o surgimento dos primeiros dentes esse processo é intensificado. Ao completar o primeiro ano a higienização já pode começar a ser feita com a escova infantil, mas sem o uso de pastas ou com o auxílio de pastas sem flúor.

Visitas ao dentista


Muitas vezes, os responsáveis pela criança a levam para o pediatra regularmente, mas deixam a vista ao dentista de lado. Muitas dessas crianças, inclusive, nem contam com o apoio de convênios odontológicos.

Bom, as dicas acima de nada adiantarão sem o devido acompanhamento de um profissional. Por isso, é importante que você faça um convênio dentário para o seu filho.

Assim, você não só previne problemas futuros como, também, o estimula a gostar do ambiente da clínica. Isso evita o desenvolvimento da famosa odontofobia (medo de dentistas).

Caso você ainda não tenha um convênio odontológico verifique com a empresa em que você trabalha se eles contam com um plano dental empresarial.

Atualmente, o plano odonto empresa é um benefício oferecido por muitas organizações, mas que, infelizmente, não é aderido tanto quanto deveria entre os colaboradores.

Apoio à amamentação


A amamentação é uma prática fundamental para a saúde bucal da nossa sociedade, pois os seus benefícios ecoam também no futuro das crianças.

Essa importância tem ganhado cada vez mais visibilidade e vem sendo amplamente divulgada. Isso pode ser visto em Agosto, mês dedicado a ações que estimulam a prática da amamentação.

A campanha conhecida como “Agosto Dourado” tem esse nome porque atribui ao leite materno o termo “leite de ouro”, fazendo alusão às suas propriedades benéficas.

Por meio dessa campanha e tantas outras iniciativas, como o conteúdo que você acabou de ler, fica claro que o aleitamento é uma demonstração de amor e cuidado com o seu filho.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto.
Cupom de desconto workana de R$ 100,00

Sobre o Babyou Blog

babyouBlog destinado a divulgar, com linguagem simples, notícias e artigos relacionadas a crianças e mamães e gestantes, eventualmente publicaremos outros tipos de assuntos também.
Leia mais →



Assinar Newsletter

Insira o seu e-mail abaixo para receber conteúdo VIP atualizado, diretamente no seu e-mail.