crônica dos gêmeos no útero

Crônica dos gêmeos no útero: você acredita em vida após o parto?

Saiba como a crônica dos gêmeos no útero pode nos ajudar a entender a vida após a morte

Você conhece a crônica dos gêmeos no útero? Ela pode nos fazer perceber sobre a limitação que temos sobre a vida após a morte.

Nela, dois gêmeos conversam no útero de sua mãe, quando perguntam-se a respeito da existência ou não de uma vida após a estadia no útero.

A Vida após a Morte

Essa história é uma analogia perfeita com a vida após a morte, algo tão incompreendido por nós, especialmente nos tempos de hoje.

Após ler essa pequena história, podemos entender como nossa visão sobre aquilo que não é terreno é limitado.

Aqueles dois bebês, que viam apenas aquele espaço limitado do útero, se perguntavam se existiria algo fora daquela realidade.

Esses somos nós: nos perguntando algo que já está muito claro para aqueles que possuem uma vida espiritual mais desenvolvida.

Nossa caminhada aqui na terra é um espaço muito pequeno perto da trajetória de nossas almas, que poderão viver eternamente no céu.

A Caverna de Platão

Existe uma história muito famosa na filosofia. Ela nos faz perceber como as vezes somos iludidos pela realidade ao nosso redor.

Essa história é chamada de “a alegoria da caverna”, de Platão. Ela pode ser encontrada em seu livro mais famoso, ‘A República’.

Nessa história, alguns homens vivem em uma caverna, onde a luz do Sol bate apenas indiretamente, fazendo com que eles vejam apenas sombras.

Quando um dos habitantes da caverna decide se aventurar no mundo de fora, ele vê um mundo muito mais completo: cheio de cores, vida e liberdade.

No entanto, quando ele volta para falar das maravilhas do mundo exterior aos seus amigos, eles ficam incrédulos, achando que ele está louco.

Esses somos nós: quando ouvimos alguém falar sobre o céu e com a vida após a morte, agimos igual os bebês que se perguntavam se havia vida após o parto.

É preciso saber que há algo fora de nossa existência terrena, que muitas vezes é incompreendido por nós.

“Existe muito mais entre o céu e a terra do que nossas vãs filosofias” – William Shakespeare

O que a Bíblia nos Fala?

A Bíblia é a forma na qual Deus conseguiu nos transmitir os Seus ensinamentos. São diversos livros compostos com mensagens de todas as formas.

Entre essas mensagens importantes, vemos algumas a respeito da vida no céu: ela nos deixa claro que existe algo após a nossa vivência na terra.

Depois de mortos, seremos julgados de acordo com nossas ações, e Deus verificará se somos merecedores do descanso eterno ao Seu lado.

Uma vez nesse repouso, haverá apenas alegria e perfeição, como Ele preparou desde o início dos tempos.

Estaremos de volta à casa do Pai, onde ele sempre nos esperou.

Como chegar à Vida após a Morte?

As Sagradas Escrituras também nos dão instruções muito claras a respeito do que devemos fazer para chegarmos ao céu.

Nos Evangelhos, onde se fala da vida de Jesus Cristo, vemos que Ele nos dá diversos ensinamentos para que cheguemos à vida eterna.

Talvez o ensinamento mais importante de Cristo seja esse:

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele:  Ame o seu próximo como a si mesmo. Mt 22:37-39

Ou seja: devemos amar a Deus, e isso significa viver Seus ensinamentos e fazer aquilo que Ele julga correto. Só assim viveremos no caminho da retidão.

Além disso, não devemos guardar essa fé para nós mesmos: devemos, através de nossas ações, mostrar para todos que fazemos o bem por nossa fé em Jesus.

Jesus também nos diz que devemos pregar o Evangelho aos quatro cantos do mundo: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Mt 16:15

Portanto, não podemos ficar calados diante da Verdade. Precisamos espalhar o Evangelho pelos quatro cantos desse mundo. 

Como é a Vida após a Morte?

A Bíblia nem sempre nos fala das coisas diretamente, então não sabemos exatamente os detalhes da glória que nos espera no paraíso.

No entanto, alguns trechos são bem claros, falando que estaremos com toda a legião dos eleitos de Deus, aqueles que fizeram o bem na terra.

No paraíso, teremos apenas a glória de Deus tomando conta do lugar. Seremos verdadeiramente livres, libertos de nossas paixões mundanas.

O pecado não fará mais parte de nossa realidade, pois viveremos gloriosamente ao lado do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Isso pode ser difícil de conceber, mas é assim o descrito na Bíblia. Podemos ter a esperança de uma vida melhor no céu se vivermos adequadamente na terra.

Como viver bem a Vida na Terra?

Podemos citar diversos exemplos de grandes pessoas que fizeram a vontade de Deus:

  • Abraão, que teve uma fé inabalável, obedecendo em tudo aos ensinamentos do Pai, tendo se tornado o pai de todas as nações;
  • Moisés, que, mesmo com suas limitações, aceitou a missão de guiar o povo hebreu rumo à terra prometida;
  • Davi, um jovem menino que foi coroado através da graça abundante de Deus, e, mesmo cometendo erros, foi um governante justo e bondoso;
  • Paulo apóstolo, que espalhou a palavra de Cristo aos quatro cantos do mundo após sua conversão, mesmo tendo perseguido os cristãos anteriormente.

Esses são exemplos que nos ajudam a nos guiar nesse mundo tão tomado pelo mal e pelo egoísmo. Eles são como luzes em direção à Verdade.

Você Acredita em Vida após o Parto? (Resumo)

  • A história ‘crônica dos gêmeos no útero’ fala de dois gêmeos que acham que a vida no útero é a única que existe;
  • Ela nos mostra como temos uma concepção limitada da vida eterna, achando apenas que a realidade material é que existe;
  • Existe uma história similar chamada ‘alegoria da caverna’, onde um habitante que vivia numa caverna vai para o mundo exterior e descobre suas maravilhas;
  • A Bíblia descreve para nós que há uma vida eterna, e que ela nos permite viver ao lado de Deus para sempre;
  • Participaremos dessa vida eterna se seguirmos os ensinamentos que Cristo nos deixou nos evangelhos, como o de amar a Deus sobre todas as coisas e fazer o bem ao próximo;
  • Nas Escrituras, vemos vários exemplos de pessoas que viveram uma vida íntegra ao lado de Deus, e que podem nos servir de exemplo e inspiração.