noiva entrando filho

Minha filha, meu filho, recebeu o convite para ser daminha, pajem. E agora, o que fazer?

A participação de crianças fazem a alegria da cerimônia e dão ainda mais vida e luz neste momento tão especial. A entrada da daminha e pajem é um dos momentos mais esperados, todos ficam atentos na espontaneidade que estas crianças trazem. Todos os convidados colocarão um sorriso no rosto vendo a caminhada até o altar, até os convidados mais tímidos.  

Fique feliz, primeiramente, por terem escolhido seu filho ou sua filha para participar desse momento. Normalmente, as crianças escolhidas possuem um certo grau de intimidade com o casal, são convidados de honra e muito importantes para a nova família que se forma.

Daminha, cortejo da cerimônia e florista, qual a diferença?

Normalmente a ordem de entrada do cortejo é primeiramente o noivo, como anfitrião, depois a caminhada dos pais e padrinhos dos noivos, depois vem a florista jogando as pétalas e preparando para a entrada da noiva, que entra logo em seguida.   Pode haver também outras entradas antes da noiva, como plaquinhas criativas com dizeres “lá vem a noiva!” Ou recados ao noivo “tio, ela é brava”, ou então a clássica “corre que ainda dá tempo”… e no meio da cerimônia, entra daminha de honra com as alianças.

O cortejo é um momento de descontração, e podem ser várias crianças entrando, com várias mensagens, engraçadas ou de amor. Meninos (chamados de pajens) e meninas (chamadas de daminha) são bem vindos no cortejo da cerimônia.    Essa é uma boa forma de incluir crianças, quando a família é repleta delas e fica difícil escolher só uma ou duas.

A florista é uma das funções que a daminha pode ter, ela vem com um cestinho cheio de pétalas de flores, espalhando as pétalas delicadamente antes da passagem da noiva, pelo caminho que ela vai percorrer.    Segundo Hellen Nogueira, assessora de casamentos em Ubatuba – SP, “o ideal seria uma menina já com seus 7 anos, porque estamos acostumados a ver crianças com 3 anos que derrubam duas pétalas no caminho, apenas, e o noivo pega o cesto e vira o cesto inteiro de uma vez no caminho, aí um padrinho vai espalhar as pétalas com os pés, um show à parte e que garante sempre muitas risadas entre os convidados, e ainda bem que a noiva não vê isso, né?” risos.

Juntamente com a noiva pode entrar seu filho, ou afilhado, sobrinho. Essa é a opção escolhida quando o pai da noiva não está mais entre nós, ou quando eles não se dão bem.

Como preparar psicologicamente a criança

O ideal desde o início, é preparar a criança e explicar o que ela terá que fazer no dia.    Explicar a importância que aquele papel e função vai ter durante o casamento.

São várias as funções que as crianças podem ter, as mais comuns são: a entrada da aliança e florista. Mas também temos casamento com entradas de plaquinhas, imagens, fotos e bíblia.

Todas as funções são importantes! Depende da quantidade de crianças do casamento para distribuir cada participação, por isso não temos um número limite de crianças na cerimônia, isso é uma escolha do casal.

Daminhas e pajens não vão se vestir igual as outras crianças do casamento, elas terão um vestido ou traje (no caso dos pajens) especial para o momento.

Como escolher a vestimenta? 

  A beleza do traje é fundamental, mas não podemos deixar de pensar no conforto dessas crianças. Elas têm que estar à vontade para caminhar, pular, correr, brincar e não se incomodar com a roupa.

“Normalmente, quem paga a vestimenta são os noivos, mas isso depende muito do orçamento de cada casal e pode ser negociado com os pais da criança.” diz Hellen Nogueira, assessora.

Existem diversos modelos para serem escolhidos, o conceito noivinha e noivinho (traje igual ao da noiva ou noivo) fica mais apropriado quando é o caso de mãe e filha ou pai e filho.    Se não for o caso, é melhor algo mais voltado ao tema da festa, mas não esqueçam, crianças não fazem parte da decoração, sejam criativos! Não use o vestido da mesma cor da flor escolhida para o arranjo do altar.

Daniel Santos, celebrante de casamentos profissional, recomenda que os meninos sigam a mesma linha do noivo, não idênticos a ele, mas em sincronia.    Por exemplo, se é um casamento na praia e o noivo vai descalço, de bermuda e sem blazer, o pajem tem que seguir a mesma linha, e não com sapato e gravata, por exemplo. Para ver mais dicas sobre cerimônias na praia confira o blog casamento na praia.

Ensaios são bem vindos, principalmente para crianças abaixo dos 3 anos, que são mais vergonhosas e podem travar na hora do cortejo. No dia, é importante que os pais cheguem cedo no local, para se preparar com a ajuda da cerimonialista, sabendo o momento exato que cada criança entrará.

É importantíssimo manter as alianças em local seguro, com alguém de confiança. Normalmente é a própria cerimonialista que cuida delas e só entrega nas mãos da criança quando ela está entrando na cerimônia.    Deixar o cestinho e as alianças com a criança é certeza de perdê-las, e normalmente são de ouro e custam caro, então muita atenção às alianças.

Crianças se sentem mais seguras vendo alguém conhecido as chamando no altar, isso pode evitar choros ou desistências na hora do percurso. Outra dica bacana é levar uma outra vestimenta para usar depois da cerimônia, assim podem brincar e correr sem se preocupar em estragar a roupa durante a festa.

Aproveite cada momento dessa participação, deixe que os fotógrafos profissionais tirem boas fotos para guardar de recordação, cuidado para não invadir a cena para fotografar com o seu celular, não se empolgue, as fotos profissionais ficam muito melhores do que as fotos do celular, essa é a nossa dica final.

E pra finalizar, divirta-se! As crianças são lindas e ficam ainda mais lindas no casamento. Artigo escrito em 25/04/2020 Equipe casamentonapraia.blog.br