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alimentos para gestantes


A alimentação é muito importante e durante a gravidez passa a ser prioridade na vida da mulher, e daí surge a dúvida: quais os melhores alimentos para as gestantes? E o que não comer durante esse período?

Desse modo, queremos te ajudar a sanar suas dúvidas e a fazer boas escolhas para a alimentação. Listamos 5 alimentos que não podem faltar na sua dieta, os principais nutrientes que você deve consumir e ainda o que não comer.

5 Alimentos essenciais para gestantes


Antes de tudo, entenda que cada organismo tem necessidades diferentes e cada período da gravidez também. Durante os primeiros meses você precisará consumir vitaminas específicas para este período assim como nos últimos.

Por isso, é fundamental que você faça um acompanhamento nutricional para evitar que alguma deficiência de vitamina afete o seu bebê. Agora vamos a lista de alimentos para incluir em sua dieta:

Cereais Integrais


Existem várias opções de cereais integrais como o arroz integral, aveia, quinoa, que são ricos em fibras e ácido fólico. O consumo desses cereais deve ser feito de forma moderada, para evitar o sobrepeso.

Ovos


O ovo possui diversas vitaminas essenciais para o desenvolvimento do bebê, como a vitamina A e B3, além de ser uma excelente fonte de proteínas. Porém, fique atenta e evite algumas receitas que levam ovos crus, como a maionese.

Couve


Essa hortaliça contém magnésio e ferro, além de ser rica em fibras e vitaminas do complexo B. Dá sensação de saciedade e ajuda a regular o intestino, devido ao alto nível de fibras.

Amêndoa


É rica em magnésio e cálcio, que ajuda no fortalecimento e desenvolvimento do feto. Mas não exagere, pois, a amêndoa é bastante calórica.

Leite e derivados


Escolha os que possuem menor teor de gordura, porque esses possuem um maior teor de cálcio. O cálcio ajuda na formação e fortalecimento dos ossos e dente, tanto da mãe quanto do bebê.

Principais nutrientes para gestantes


Além dos alimentos citados, é preciso saber que tipo de nutrientes você vai necessitar durante esse período para que seu bebê tenha um desenvolvimento saudável.

Separamos uma lista desses nutrientes e onde você pode encontrá-los, então confira logo abaixo.

Ácido Fólico - espinafre, alface, couve, brócolis, cereais integrais, feijão, grão-de-bico, ervilha, beterraba.;

Ferro - pão integral e cereais integrais, rúcula, agrião, grão de soja e fígado.
Magnésio - banana, abacate, tofu, amêndoa, amendoim, avelã, castanha-de-caju.
Cálcio – leite e derivados, laranja, tofu, ovo, salmão (evite comer cru), pão de centeio integral;
Zinco – carne bovina, peixes e aves, castanhas, amendoim, nozes e semente de linhaça.
Iodo - algas marinhas e peixes como cavala e mexilhão.

Alimentos para evitar durante a gestação


Além de consumir esses alimentos listados, é preciso tomar cuidado com alguns que pode prejudicar o desenvolvimento do feto. Evite consumir alimentos crus ou mal passados, como por exemplo ovo, carnes, ostras e sushi, pois podem transmitir a salmonella um gênero de bactérias

Além desses, não inclua peixes que possuem grandes quantidades de mercúrio, que se consumidos em excesso, podem causar danos neurológicos ao feto. Principalmente os peixes: tubarão, marlim, atum-rabilho e peixe-espada.

Já as comidas ultra-processadas como miojo (macarrão instantâneo) e embutidos como mortadela, salsicha, linguiça e salame são ricos em gorduras ruins e sódio.

De acordo a (OMS) Organização Mundial de Saúde, é sugerido ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia, o que daria 2000 mg de sódio. 

Cuide muito bem da sua alimentação e faça um acompanhamento com o seu médico para certificar-se de que não tenha deficiência de nenhuma vitamina. 

Busque também ingerir alimentos ricos em vitamina D, pois a vitamina é muito importante no período da gestação.

Por fim, vale a pena colocar no cardápio, peixes ricos em ômega 3, por exemplo. salmão, sardinha e atum, que são muito saborosos e contêm importantes nutrientes para a mãe e seu bebê.

Fonte: https://www.mecontaaqui.com.br/https://www.tuasaude.com/
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