brinquedos educativos para bebês

9 dicas de brinquedos educativos para bebês de até 4 anos

Crianças precisam ser estimuladas, mas você sabe quais são os melhores brinquedos educativos para bebês de até 4 anos? A educação dos pequenos é uma das principais preocupações dos pais e cuidadores, pois muito se fala em estímulos adequados para o desenvolvimento infantil. Ao mesmo tempo é muito importante que as crianças brinquem muito, sobretudo na presença da família.

Sendo assim os brinquedos educativos são excelentes para proporcionar aos pequenos momentos de alegria ao mesmo tempo em que eles aprendem muitas coisas.

Para te ajudar nessa empreitada lúdica, aqui você verá algumas dicas de brinquedos educativos para bebês de até 4 anos.

1. Blocos de montar

Os blocos de montar são sem dúvidas um dos melhores brinquedos educativos. Além de lindos e coloridos eles são adequados para qualquer idade, desde que sejam observadas as suas características, como tamanho das peças.

Com eles basta soltar a imaginação para construir o que você e a criança quiserem. Além de estimular a mente eles são ótimas ferramentas para o desenvolvimento da coordenação.

2. Massinha

Que criança não adora brincar de massinha? Coloridas e agradáveis ao toque elas são uma excelente maneira de oferecer diferentes estímulos: sensoriais, visual e olfativo.

Além disso soltando a imaginação é possível criar diversas brincadeiras, com cenários distintos. Atualmente existem várias marcas que fabricam kits prontos que a criançada adora.

Desde sorveteria, lanchonete, barbearia até o cenário de filmes famosos, as massinhas se modernizaram para continuar agradando a todos mesmo em uma época em que a forma de consumo se transformou.

3. Livros

Muitas vezes os livros são esquecidos quando se fala em brinquedos. Na verdade eles ocupam um lugar intermediário.

Mas se você souber como utilizá-los de forma lúdica, os livrinhos infantis podem se tornar uma grande brincadeira.

É possível contar as histórias de forma diferente, usando teatrinhos, instrumentos musicais e até mesmo envolvendo a criança entre os personagens.

Além disso atualmente existem muitos livros que são interativos, tornando-se brinquedos educativos.

4. Lousa

Crianças com mais de 2 anos de idade podem se divertir muito com uma lousinha simples e alguns giz coloridos.

As crianças adoram desenhar e a possibilidade de fazer os desenhos e apagar quantas vezes for necessário pode ser realmente muito interessante.

5. Fantoches

Os fantoches são brinquedos educativos versáteis que permitem a interação entre duas ou mais pessoas simultaneamente.

Com eles é possível envolver toda a família em brincadeiras deliciosas e divertidas. Por outro lado você pode sozinho conseguir entreter a criança por bastante tempo inventando personagens e histórias diferentes.

Fazer teatrinhos é uma ótima maneira de brincar com os fantoches e, no caso de crianças um pouco maiores você pode pedir para que ela mesma inventa o roteiro e faça a apresentação para você.

6. Quebra-cabeças

O quebra-cabeças é aquele tipo de brinquedo educativo que por mais que o tempo passe continua existindo e atraindo a molecada.

Atualmente existem muitos modelos, de papelão, madeira, espuma, com muitas peças, poucas peças.

Os mais simples costumam ser indicados para crianças a partir de 18 meses que já começam a ter noção espacial e de construção de imagens.

No início o pequeno pode apresentar um pouco de dificuldade, mas é importante continuar estimulando até que ele aprenda o mecanismo e se torne um expert em juntar as peças.

Quando você perceber que o seu pequeno está muito bom em um determinado tamanho, aumente a dificuldade. Isso ajudará muito em seu desenvolvimento cerebral.

7. Instrumentos musicais

Estimular as crianças usando sons diferentes é uma ótima maneira de colaborar com o desenvolvimento delas.

Os pequenos costumam gostar muito de cantar, dançar e também de tocar diferentes instrumentos. Isso pode se tornar também uma diversão para os adultos.

Quando em grupo, é possível se divertir formando uma orquestra ou banda, em que cada integrante toca um instrumento diferente.

Vale ressaltar que aqui é possível usar a imaginação e criar instrumentos musicais com itens da sua casa mesmo. Você pode usar panelas, colheres, garrafas pet com arroz (para fazer um chocalho) e o que mais a imaginação permitir.

8. Relógio de madeira

A partir de dois anos de idade as crianças passam a observar mais as coisas que estão ao seu redor e assim começam a se interessar por números e letras.

Uma ótima maneira de apresentar os números aos pequenos é usando um relógio de madeira colorido. Esse é um brinquedo que servirá por muito tempo, até que o pequeno aprenda a ler as horas.

9. Jogo da memória

O jogo da memória é um dos brinquedos educativos mais tradicionais, que estimula a atividade cerebral, contribuindo para o desenvolvimento infantil.

Além disso pode ser um ótimo passatempo para crianças e adultos passarem um bom tempo juntos e se divertirem enquanto praticam a memorização.

Com todos os jogos sugeridos aqui, adultos e crianças poderão se divertir muito enquanto aprendem de forma prazerosa. Quais são os seus brinquedos educativos favoritos?