5 maneiras de ajudar seu filho a lidar com seu divórcio

Um divórcio afetará todas as crianças envolvidas, gostemos ou não. Dependendo do processo e da circunstância da separação, a situação afetará a criança de maneira diferente. É seu trabalho como pai explicar, orientar e oferecer apoio ao seu filho durante esta situação difícil. Não há uma maneira fácil de dar a notícia a ninguém, mas com a abordagem correta, sua família pode passar pelo divórcio sem nenhuma dificuldade.

Aqui estão 5 maneiras de ajudar seu filho a lidar com seu divórcio:

RECONHEÇA SEUS SENTIMENTOS

Depois de contar as novidades, aceite a reação do seu filho. Incentive a honestidade e informe-o de que seus sentimentos e opiniões são importantes, válidos e serão levados a sério.

Faça questão de ouvir o que ele tem a dizer. Permita que ele expresse seus sentimentos antes de oferecer maneiras de melhorar as coisas. Com crianças mais novas, é importante ajudá-las a expressar seus sentimentos em palavras.

OFERECER ORIENTAÇÃO E SUPORTE

Depois que eles expressarem seus sentimentos, é importante mostrar seu apoio. Pergunte a eles se há algo que você possa fazer para melhorar as coisas – dê um passeio juntos, tome um sorvete ou fique sozinho por um tempo. Seja paciente ao responder perguntas e explicar os próximos passos que planeja tomar.

MANTENHA DISCUSSÕES SÉRIAS LONGE DAS CRIANÇAS

Quando estiver na frente de seu filho, tente manter as interações com seu ex o mais civilizadas possível. Evite discussões acaloradas ao alcance da voz e recorra a e-mails ou a uma reunião fora de casa, se for necessário, outra coisa importante é jamais praticar alienação parental.

MANTENHA-SE SAUDÁVEL

O divórcio pode ser especialmente difícil para os pais que se separam, pois é uma situação altamente estressante. Há a questão da guarda, condições de vida, questões financeiras, como pensão alimentícia e muito mais. Certifique-se de cuidar de si mesmo no processo. Manter-se mental e fisicamente saudável é importante para toda a família e garante que você ainda possa cuidar do seu filho.

CONSIDERE OBTER AJUDA

Você não precisa passar por isso sozinho. Como seu filho, você também precisa do apoio de pessoas em quem confia e ama. Cerque sua família com amigos e parentes que podem ajudar a aliviar a situação. Isso também permite que seu filho se sinta seguro em seu ambiente, apesar da separação.

Lembre-se de que a maneira como você responde à situação afeta a maneira como seu filho receberá as notícias. Siga estas 5 maneiras de ajudar seu filho a lidar com seu divórcio. Dê suporte em tudo que seu filho precisar, nessa hora todos precisam de apoio e proteção, desde a vovó da casa até o gato precisa de proteção, então, proteja todos.