joguinhos que vão ajudar na saúde mental do seu filho

5 joguinhos que vão ajudar na saúde mental do seu filho

Não são apenas os adultos que costumam se estressar com a rotina de trabalho, mas também as crianças tendem a ficar facilmente ansiosas e reclamarem das coisas nos últimos tempos.

A ideia de buscar jogos grátis na Internet é uma boa maneira de refrescar a cabeça dos pequenos e ainda desenvolver a memória, além de que muitas dessas brincadeiras estão disponíveis longe do computador. Separamos para você que está tendo dores de cabeça com o seu filho, alguns joguinhos para o ajudar a ser mais saudável.

1 – Quebra-cabeça

Essa brincadeira busca promover o relaxamento dos músculos cerebrais, ajudando a criança a ter mais agilidade e contribuindo a sua vida social, além de melhorar a coordenação motora.

Enquanto o raciocínio for colocado em prática, o jogador precisa pensar ao mesmo tempo como encaixar as peças de maneira correta. O quebra-cabeças pode ser montado junto de outras pessoas, por isso é uma brincadeira saudável para os amigos de seu filho também. 

2 – 2048

O jogo desafia você a alcançar a pontuação de 2048 e tocar na tela até que possa bater as barreiras. De início esse pode parecer um jogo bobo, mas é bem provável que as crianças passem mais de 10 minutos tentando ultrapassar os obstáculos.

O jogo as incentiva a passar por situações adversas e que pode as preparar para ocasiões da vida adulta. 

3 – Jogo da memória

O principal objetivo é a memorização das imagens de uma maneira rápida e constante, podendo desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio. Quando o jogo da memória é incentivado para as crianças, logo se cria uma relação das imagens com a sequência do tabuleiro.

Basicamente o jogo tem regras bem simples, podendo ser jogado por crianças de todas as idades e adultos também. Já nas escolas, a brincadeira é estimulada por vários professores e não apenas no horário da pausa. 

4 – Palavras cruzadas

As famosas palavras cruzadas de revistas não são indicadas e amadas apenas pelos adultos. É indicado que desde a infância se tenha esse hábito, e elas podem te ajudar a inclusive tratar futuras perdas de memória e até mesmo o Alzheimer.

Estudos apontam que essa brincadeira pode rejuvenescer em até 14 anos o cérebro de uma pessoa. Também é possível perceber que a atividade tem uma disciplina e que ajuda no processo de organização das pessoas em outras tarefas. 

5 – Dominó matemático

Todo o jogo de dominó exige uma regra fundamental: conexão entre a sucessão das peças e com indicações iguais. Em geral os dominós podem ter cores e figuras, além dos números para criar os domínios de cada jogo.

Isso desenvolve a cooperação entre as crianças, possibilitando que elas entendem os conceitos matemáticos e tenham mais prazer em fazer os cálculos escolares quando solicitados. É preciso trabalhar o jogo frequentemente, ainda mais se estiverem na faixa anterior aos 7 anos.

Em uma era tão digital, ainda existem alternativas para brincar com o seu filho e relaxar a memória dele.   Além desses joguinhos, existem inúmeros joguinhos que ensinam o alfabeto, ensinam as cores, aliás, não só jogos, existem vídeos extremamente educativos no youtube, por exemplo, Bob e o trem e o alfabeto, mas os vídeos será tema de uma outra postagem.