Cupom de desconto workana de R$ 100,00

Cupom de desconto workana de R$ 100,00
É muito importante que saibamos cuidar da nossa própria saúde. Neste artigo, daremos algumas dicas de exames que lhe ajudarão a ter a saúde sempre em dia!

exames que você não pode esquecer

Para toda a mulher, acompanhar a própria saúde é fundamental. Estar com a saúde em dia significa auto estima, tranquilidade e leveza. Também significa poder aproveitar a vida, a família e os filhos sem preocupações.

E não é de hoje que esse zelo com a própria saúde faz parte da cultura feminina. Esse fato pode ser comprovado pela diferença de seu comportamento se comparadas aos homens.

Essa diferença não é apenas ditado popular: estudos do indicam que a quantidade de consultas ao médico em relação às dos homens é quase o dobro.

Se você já tem esse cuidado no seu dia a dia, ou não tem e acha que chegou a hora de mudar, este artigo lhe será muito útil. Nós separamos 2 exames que você não pode esquecer: o exame ginecológico clínico e o papanicolau.

Traremos à lembrança algumas dicas fundamentais às quais você precisa dedicar atenção, para evitar problemas futuros.

1 - O exame ginecológico clínico


O exame ginecológico é o tradicional e ocorre em forma de consultas com seu médico e especialista. É fundamental que por todas as fases da vida, a mulher não deixe de realizá-lo com frequência.

É preciso recorrer a ele rapidamente quando percebe alguma irregularidade hormonal ou suspeita de alguma doença. O fato de ser o exame tradicional não diminui a sua importância.

A razão de estarmos o citando é justamente porque é nele que são detectados os primeiros indícios de doenças como, por exemplo, a endometriose. Algumas vezes tratada como a principal batalha da mulher do século XXI, é uma doença que pode ser crônica, e deve ser tratada rapidamente.

A endometriose é provocada por células do endométrio que, ao invés de saírem, se instalam em outras partes do corpo, provocando fortes dores e até sangramentos.

O primeiro passo para diagnosticá-lo, como mencionamos, é a avaliação clínica. A partir daí, existem outros exames de maior precisão que o confirmarão e perceberão o seu estágio.

Dentre os sintomas mais comuns, estão:


  • Dores nas relações sexuais;
  • Cólica menstrual forte;
  • Dores ao urinar na fase menstrual.

É possível, também, que a endometriose se desenvolva nas paredes do intestino e, portanto, precisa-se de redobrada atenção. Se houver suspeita da endometriose intestinal, não exite a procurar o médico.

2 - Papanicolau


É um dos exames ginecológicos mais importantes, pois pode detectar de maneira precoce doenças graves, como o câncer de colo do útero. Trata-se de um dos tumores mais comuns dentre as mulheres, costumeiramente provocado por infecções via HPV.

Na prática, o exame é feito após a colheita de amostras da parede do útero. É importante lembrar que para fazer o exame, a mulher não pode estar menstruada. Ele deve ser feito regularmente, e os intervalos deverão ser indicados pelo seu médico.

É muito importante ter em mente que o diagnóstico correto de forma precoce pode te poupar de dores de cabeça a longo prazo. Esperamos que tenha aproveitado as dicas do artigo. E não esqueça de que cuidar da sua saúde é o primeiro sinal de amor próprio!
Postagem Anterior Próxima Postagem