produtividade

Como permanecer produtivo enquanto trabalha remotamente

Particularmente eu trabalho remotamente há mais de três anos. Eu amo isso! Eu trabalho para grandes empresas prestando serviços de Inbound Marketing ou melhor, Marketing digital e ainda atendo escritório da Inbounder de Portugal. Mas sem enrolações, vamos no que realmente interessa. Rsrs.  

O fato de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo e definir meu próprio horário de trabalho ajudou minha produtividade a disparar.  

Independentemente de quão benéfico seja para mim, sei que a maioria das pessoas sentem-se mais produtivo em um ambiente de escritório.  

A pandemia do COVID-19 nos obrigou temporariamente a mudar nosso estilo de vida. Distanciamento social e auto-isolamento são o novo normal - pelo menos nas próximas semanas.  

Diante disso, muitas empresas estão implementando o trabalho remoto como uma solução para manter sua equipe segura e produtiva.    

Se você é novo no mundo de trabalho remoto, este guia é para você. Aqui você encontra as informações básicas necessárias para realizar o trabalho, manter a produtividade, relatar seu progresso e se comunicar com sua equipe ou clientes em casa.  

O equipamento necessário para trabalhar remotamente

Independentemente de sua profissão, é necessário ter duas coisas básicas: um bom computador e uma ótima conexão à Internet.  

Se você estiver trabalhando remotamente apenas durante o lockdown ou melhor, isolamento social, qualquer computador decente, laptop ou desktop, deve ser bom o suficiente. Se você planeja fazer isso por mais tempo, um laptop é a melhor opção, pois oferece a liberdade de montar seu escritório em qualquer lugar da sua casa ou em qualquer lugar em que você queira trabalhar quando a vida voltar ao normal.  

O que você escolher, não se esqueça de verificar se ele suporta algum software que você precise baixar.  

Em termos de conexão à Internet, deve ser bom o suficiente para você reter chamadas e videochamadas por longos períodos de tempo. As chamadas de vídeo e o compartilhamento de tela geralmente exigem uma velocidade de upload e download de pelo menos 256 Kbps, enquanto as chamadas de vídeo de alta definição requerem 1,2 megabits por segundo.  

Se você não tem acesso à Internet em casa, pode transformar seu telefone em um ponto de acesso Wi-Fi ativando a opção “ponto de acesso pessoal”. Idealmente, você deseja ter um plano de dados ilimitado, pois provavelmente o usará por várias horas por dia. Verifique os preços e planos disponíveis com sua operadora.    

Embora seja essencial um computador e uma conexão confiável à Internet, é ótimo ter um bom conjunto de fones de ouvido, microfone e webcam para manter contato com sua equipe.      

Como permanecer produtivo enquanto trabalha em casa

✓ Defina uma programação que funcione para você: se você é uma coruja noturna ou madrugador, aproveite-a e trabalhe sempre que se sentir mais produtivo (lembre-se de todos os horários ou janelas de trabalho específicos que seu trabalho exige de você!) .  

✓ Defina um calendário e informe às pessoas quando você estará (ou não) disponível: se você não trabalhar no horário comercial, informe sua equipe quando eles podem esperar que você leia e responda às mensagens deles.  

✓ Não é permitido se levar pelo lado pessoal de fazer as coisas! Tome um banho e vista-se antes de começar a trabalhar. Cria separação entre o tempo de lazer e o tempo de trabalho.  

✓ Obtenha ajuda se você não souber fazer algo: tudo bem se você se esforçar para configurar seu escritório no início, instalar software, lidar com configurações ou até mesmo baixar e fazer upload de arquivos. Não hesite em pedir ajuda à sua equipe. Da mesma maneira, ajude os outros e seja paciente. Pode ser difícil se acostumar a trabalhar remotamente.  

✓ Espere que o horário de trabalho diminua: permanecer em um escritório por 40 horas é bem diferente do que trabalhar 40 horas produtivas. Em um ambiente de escritório comum, mesmo que você faça uma pausa de 10 minutos, o tempo ainda passa. Em casa, você terá que parar o cronômetro sempre que acordar. Tudo bem se você demorar para ser tão produtivo em casa como normalmente é no seu escritório.  

✓ Agende conversas casuais: por fim, agende videochamadas com seus colegas de trabalho para simplesmente socializar e discutir questões não relacionadas ao trabalho. É uma ótima maneira de manter a equipe conectada e motivada até que você possa vê-los novamente.    

Trabalhar remotamente pode ser tão (ou até mais) eficiente quanto trabalhar em um escritório. Existem ferramentas incríveis que nos permitem ficar conectados e fazer as coisas. Quem sabe? Talvez seja a oportunidade perfeita para as empresas perceberem que o trabalho flexível pode tornar as equipes mais felizes e mais produtivas. Nos temos um exemplo de empresa que de deu super certo com essa ideias, é uma empresa de mudanças que atua com mudanças em Portugal: Mudanças em Lisboa e Mudanças em Porto. Embora seja um trabalho braçal mas ainda sim o pessoal do escritório está atendendo tudo remotamente. 