Brinquedos e brincadeiras para dias chuvosos

Brinquedos e brincadeiras para dias chuvosos

Está chovendo, e agora?!

É muito comum os pais fazerem essa pergunta quando se trata de entreter e divertir as crianças em dias de chuva. Ficar na frente da televisão não é uma opção muito saudável e é necessário ter muita criatividade para manter as crianças em atividades durante um período mais longo, dado que as mesmas tem muita energia para gastar. Sugerimos aqui algumas maneiras de entreter as crianças com alguns brinquedos educativos, conciliando diversão e aprendizado. Então junte a criançada e vamos começar!

Jogos

Os jogos são uma excelente opção para esses dias e tem de todos os tipos e gostos, dos mais simples aos mais complexos. Além de divertir e distrair a criançada, eles também, dependendo do jogo, trabalham a cognição, raciocínio lógico, coordenação motora, sociabilização, trabalho em equipe, entre outras coisas. Podem ser eles:

Jogo de Quebra-Cabeça – Montar um quebra-cabeça pode ser muito divertido, além de estimular a concentração, percepção visual, noção espacial, atenção, desenvolvimento físico, psicológico e também psicomotor.

Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, as crianças podem montar seu próprio quebra-cabeça, utilizando de figuras prontas, ou desenhando elas mesmas algo em uma cartolina por exemplo.

Jogos de Tabuleiro – São ótimos para trabalhar o conhecimento e criação de regras, desenvolvem raciocínio lógico, atenção e concentração. Os mais conhecidos são: Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida, mas existem vários outros para reunir a criançada e também a família.Jogos de Cartas – Com certeza o que vem na mente são o tradicional Uno e Jogo da memória, que além de desenvolver a memória, atenção, concentração, reflexo rápido são muito divertidos e podem ser jogados de outras maneiras. Basta utilizar a imaginação. No caso do Jogo da Memória por exemplo, ao invés das tradicionais cartas, pede-se a criança que observe um local ou cômodo da casa onde tenha muitos objetos, retire-os do local, mudar as coisas de lugar e depois pedir que ela se recorde onde estava tudo.

Jogos e Brinquedos de Encaixe – Para os menores os joguinhos de encaixe como blocos, pinos ou objetos para empilhar são muito interessantes. Trabalham a construção e desconstrução, coordenação motora, cores e formas, sem falar que as crianças nessa idade adoram derrubar peças empilhadas para reconstruir suas torres e recomeçar a brincadeira quantas vezes quiser.

Utilizando a Imaginação

Quando se trata em dia de chuva a imaginação tem que ser ativada em potência máxima. As horas parecem não passar e as atividades cansam rápido, fazendo com que as crianças se entediem com as mesmas brincadeiras. No campo do Faz-de-Conta e da imaginação existem várias maneiras de entreter as crianças e de trabalhar aprendizados não só motores e cognitivos, mas emocionais também. Vejam estas sugestões: Contação de Histórias – Incentivar o hábito da leitura é muito importante para o desenvolvimento de uma mente saudável, e uma forma divertida de estimular esse hábito é reunir a criançada para contar histórias, que pode ser de um livro, pode ser uma história clássica como as dos contos de fada, ou fazer com que as crianças criem suas próprias histórias.

Teatro de Fantoches – A imaginação corre solta quando se trata de fantoches, atividades com bonecos e objetos em miniaturas. As crianças adoram manipular os personagens e suas ações, criando cenários próprios ou que representem o seu cotidiano.

Para ficar ainda mais divertida a brincadeira as crianças podem confeccionar os seus próprios fantoches, utilizando meias velhas, canetinhas, restos de lã e com os fantoches prontos é só se jogar na brincadeira.

Brincadeira da Mímica – Uma brincadeira muito divertida que através dos gestos estimula e desenvolve consciência corporal, trabalha a expressividade e representatividade nas crianças. Pode ser usado palavras como nome de filmes, animais, pessoas famosas.

Divida as equipes, realize um sorteio com papeizinhos, determine o tempo e comece a brincadeira. Lembre-se que a regra principal é não falar.

Brincadeiras com Recicláveis

A atenção para a consciência ambiental faz parte do mundo moderno e está muito presente nos dias de hoje. Estimular essa consciência nas crianças é muito importante e fazê-la de forma lúdica através de brinquedos e brincadeiras ajuda a desenvolver essa atenção de forma mais natural e divertida, e podem ser realizadas pelas crianças não somente em dias de chuva, mas se tornar um hábito saudável e comum em suas vidas.

Jogo de Boliche – Mira, precisão, noção espacial, coordenação, são os aprendizados desenvolvidos por essa brincadeira tão divertida. E é muito simples fazer em casa utilizando garrafas pets de 600ml com um pouco de água dentro e uma bola feita de meia. Chame a criançada para ajudar e colorir as garrafas e pronto, é só começar a brincadeira.

Bilboquê – Um brinquedo bem tradicional e divertido, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina, destreza, trabalha o desafio e que também pode ser feito com material reciclável.

Basta pegar uma garrafa pet de 2 litros, cortar o gargalo na altura do rótulo, lixar ou colocar uma fita adesiva para segurança das crianças. Amarre uma ponta de um barbante no gargalo e a outra em outra tampinha e pronto!! Só chamar a criançada e lançar o desafio.

Jogo de Damas – Esse jogo está presente há muitas gerações, é ótimo para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças e é muito fácil de fazer com materiais recicláveis, sem dúvida, uma das melhores dicas de games deste texto.

Para confeccionar é necessário um quadrado de caixa de papelão, tampas de garrafas pets, tinta e canetinhas. Faça a marcação no quadrado de papelão com as canetinhas, pinte as tampinhas para que fiquem todas na mesma cor (lembrando que são dois jogadores e uma cor para cada jogador) e está pronta mais uma brincadeira para um dia de chuva.

Com estas sugestões dá para entreter por horas a criançada em um dia chuvoso, e mais ainda, dá para divertir e reunir a família toda tirando toda a atenção dos eletrônicos, videogames, tvs e celulares não só das crianças, mas também dos pais. Investir no exemplo é o primeiro passo para um desenvolvimento saudável, divertido e criativo, longe das influências eletrônicas que dominam o mundo moderno.