Kefir é um produto de leite fermentado que foi produzido desde o final do século XIX. Apesar de ser originária da Europa Oriental, da Rússia e do sudoeste da Ásia, a bebida agora é amplamente consumida em muitos países. A abundância de micro-organismos e vitaminas no kefir pode fornecer uma série de benefícios à saúde.

O que é kefir?




O kefir é um produto lácteo complexo criado através da fermentação simbiótica de leite de cabra, vaca ou coco usando leveduras encontradas em exopolissacarídeos, bactérias do ácido láctico e grãos de kefir. Os grãos de kefir normalmente contêm entre 30 e 50 cepas de bactérias e leveduras, dependendo do método de cultura utilizado.

Os primeiros benefícios de saúde registrados do kefir foram associados às vantagens potenciais de um microbioma bacteriano intestinal 'normal' na promoção de boa saúde e longevidade. Assim como o leite, o kefir é rico não apenas em proteínas e cálcio, mas também em vitamina K. A disponibilidade de cálcio, em particular, também tem sido associada a uma redução no risco de diabetes.


O kefir é seguro para pessoas com intolerância à lactose?


Apesar de ser feito de leite, o kefir pode ser usado como uma fonte alternativa de cálcio para pessoas com intolerância à lactose. Isso ocorre porque o processo de fermentação diminui bastante a concentração de lactose encontrada no kefir.

Propriedades antifúngicas e antibacterianas do kefir


A pesquisa mostrou que o kefir possui uma variedade de propriedades antibacterianas e antifúngicas. Quando testado contra uma série de espécies fúngicas e bacterianas patogênicas, o kefir mostrou ser tão eficaz quanto vários antibióticos para impedir o crescimento microbiano.

Algumas espécies de bactérias encontradas no kefir, como L. acidophilus e L. kefiranofaciens , mostraram atividade antimicrobiana independente contra uma variedade de organismos patogênicos, como E. coli e salmonela.

Pesquisas sugerem que, devido a essas propriedades, o kefir de leite pode ser benéfico não apenas no combate a patógenos de origem alimentar, mas também na prevenção e tratamento de gastroenterites e infecções vaginais.


Impacto no colesterol com o uso do Kefir


A doença cardíaca coronária é uma das causas mais comuns de morte no mundo ocidental, com altos níveis de colesterol sendo um dos principais contribuintes. Uma dieta saudável e estilo de vida são importantes para reduzir o risco de desenvolver a doença. A pesquisa mostrou que o leite e, por extensão, produtos lácteos fermentados, como o kefir, podem reduzir os níveis de colesterol. Durante o processo de fermentação, os grãos de kefir também podem reduzir os níveis gerais de colesterol no próprio leite em aproximadamente 41 a 84%.
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Propriedades probióticas do Kefir


Probióticos são microorganismos vivos que podem exercer vários benefícios à saúde sobre o consumo. Lactobacillus é uma cepa de kefir que é normalmente usada como probiótico devido à sua capacidade de regular o sistema imunológico do corpo e inibir o crescimento de bactérias e parasitas de natureza patogênica. Seu uso como probiótico é geralmente considerado seguro. No entanto, certas cepas têm sido associadas ao aparecimento de sepse e endocardite, embora isso seja observado principalmente em indivíduos com doenças médicas subjacentes graves.

Saúde óssea com o uso do kefir


O kefir é uma boa fonte de cálcio e vitamina K, que supostamente desempenham um papel na saúde óssea. Pesquisas demonstraram que a ingestão adequada de cálcio pode reduzir o risco de desenvolver fraturas e osteoporose. A deficiência de lactase é uma causa comum de baixa ingestão de cálcio. Para aqueles com essa condição, o consumo de kefir pode permitir que eles atinjam a ingestão diária recomendada de cálcio.

Propriedades anti-cancerígenas do Kefir


A pesquisa descobriu que o kefir possui propriedades anti-cancerígenas que previnem e suprimem os tumores em estágio inicial. Pensa-se que isto seja alcançado pela inibição de enzimas que tipicamente convertem compostos pró-carcinogênicos em carcinógenos. O papel do kefir no início da lise celular apoptótica em tumores e na inibição do crescimento tumoral é estabelecido atualmente.

Kefir de Leite como cuidar e fazer ?


O método de produção de kefir é uma das principais diferenças entre kefir e iogurte. O kefir de leite tradicional usa grãos de kefir e leite de vaca inteiro - embora agora você possa encontrá-lo feito com leite de cabra, leite de ovelha e leite de coco , bem como com alternativas leite de arroz e leite de soja. Os grãos de kefir não são realmente grãos, mas são pequenas esferas gelatinosas que se parecem com grãos que contêm uma variedade de bactérias e leveduras. Os grãos são colocados em uma jarra / tigela de vidro, embebidos em leite, cobertos e deixados em temperatura ambiente por um período mínimo de 24 horas. Isso permite que as bactérias e leveduras fermentem a lactose (açúcar natural no leite) em ácido lático, ativando a bactéria para proliferar e crescer.

Após cerca de 24 horas à temperatura ambiente, os grãos do kefir são coados e transferidos para um novo lote de leite e usados ​​novamente para permitir que continuem se reproduzindo - esse ciclo pode ser realizado infinitamente. O kefir fermentado está agora pronto para beber.

Os grãos se multiplicam, desde que sejam mantidos em leite fresco na temperatura certa. Quando o produto é colocado na geladeira, a temperatura baixa inibe o processo de fermentação e deve ficar entre 48 a 72 horas para fermentar totalmente.


Benefícios nutricionais do Kefir


O leite é uma boa fonte de proteína e cálcio, e o kefir não é diferente. No entanto, possui os benefícios adicionais dos probióticos. Os probióticos são conhecidos como 'bactérias amigáveis' que podem aliviar os sintomas da SII, como inchaço e dificuldade digestiva em algumas pessoas.

O processo de fermentação também ajuda a quebrar a lactose no leite, portanto, existem evidências que sugerem que o kefir pode ser tolerado por quem sofre de intolerância à lactose. Você deve falar com o seu médico se achar que pode ser intolerante à lactose.

Dependendo da variedade que você usa, os grãos de kefir podem conter até 30 cepas de bactérias e leveduras benéficas. Algumas das principais linhagens incluem as lactobacillales – ou bactérias do ácido lático.


O kefir melhora a digestão?


Algumas pessoas acham que o kefir melhora sua digestão devido ao seu conteúdo probiótico. Os probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio intestinal, melhorando assim a digestão. Como o kefir é rico em bactérias probióticas, pode ser benéfico incluí-lo na dieta para a prevenção e tratamento de distúrbios gastrointestinais .

Alguns estudos descobriram que o kefir é melhor tolerado naqueles com intolerância à lactose. No entanto, pessoas com intolerância à lactose devem consultar seu médico antes de introduzir o kefir em sua dieta.


O kefir ajuda você a perder peso?


A obesidade tem sido associada a um desequilíbrio nas bactérias intestinais. No entanto, qual tipo de bactéria tem um efeito é menos claro. Algumas evidências sugerem que as espécies de lactobacillus, ou o grupo LAB, como os encontrados no kefir, estão associados a alterações no peso, mas são necessárias evidências mais robustas antes que recomendações possam ser feitas.

O kefir promove melhor saúde óssea?


O kefir tradicional feito com leite de vaca é uma boa fonte de cálcio e vitamina K, importantes para a saúde dos ossos . À medida que envelhecemos, nossos ossos se tornam mais fracos, o que pode aumentar o risco de osteoporose e fraturas, especialmente em mulheres na pós-menopausa. O kefir, juntamente com outros produtos lácteos, é uma fonte útil de cálcio na dieta.

O kefir reduz a inflamação?


A inflamação está envolvida em várias doenças, como intestino inflamatório ou artrite reumatóide. Os efeitos anti-inflamatórios / imunomoduladores dos probióticos foram relatados em alguns estudos , embora essa seja uma área emergente de pesquisa. Parece que as bactérias LAB são anti-inflamatórias, mas ainda não se sabe se isso se traduz diretamente em kefir.

Kefir efeitos colaterais - Há algum efeito colateral?


Como o processo usado para produzir o kefir pode variar entre as regiões do Brasil, é difícil monitorar sua potência; portanto, alguns produtos podem ser fontes mais ricas de bactérias probióticas do que outros. Para aqueles que não estão acostumados a probióticos ou alimentos fermentados, é sensato começar com uma pequena quantidade e aumentar lentamente. Alguns relatam sintomas digestivos como inchaço, constipação ou diarréia ao introduzir probióticos na dieta. Qualquer pessoa com um sistema imunológico comprometido deve falar com um profissional de saúde antes de tomar probióticos.

E o kefir de água?





O kefir de água é produzido de maneira semelhante ao kefir de leite. Os grãos de kefir são colocados em água açucarada geralmente no açúcar mascavo e ocorre o mesmo processo de fermentação (como no leite). A fermentação produz bactérias benéficas enquanto reduz o teor de açúcar da bebida. É importante observar que os grãos são diferentes - o kefir de água é feito com grãos específicos que dependem da água e não funcionará da mesma maneira se for colocado no leite ou substitutos do leite. Açúcar de cana ou suco de frutas pode ser usado para adoçar a água também. O kefir de água é uma ótima fonte alternativa de bactérias probióticas para aqueles que seguem uma dieta sem laticínios, mas não contêm o mesmo conteúdo de proteína e cálcio fornecido pelo leite.

Em resumo, vários benefícios à saúde foram associados ao consumo de kefir e é especialmente benéfico para quem é intolerante à lactose.

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